TREINAMENTO SENSORIOMOTOR PARA ATLETAS

554 palavras 3 páginas
Mini-Curso
TREINAMENTO SENSORIOMOTOR PARA ATLETAS
Durante apresentação do mini-curso pude aprender e obter informações sobre tal apresentação. A reabilitação é um programa dinâmico de exercícios, utilizado para prevenir ou reverter os efeitos deletérios da inatividade pós lesão enquanto o indivíduo recupera seu nível precedente de competição. A reabilitação esportiva se diferencia da reabilitação convencional, pois ela combina o exercício e as modalidades terapêuticas com a finalidade de restaurar o atleta ao seu nível normal de atividade, e até mesmo levá-lo a um nível de condicionamento maior do que o nível que este possuía antes de sofrer a lesão. Para que isso aconteça é importante levar em conta a força muscular, potência, flexibilidade e resistência, assim como equilíbrio e propriocepção. Cada programa de reabilitação deve ser individualizado de forma a atender as necessidades especiais de cada atleta, mas sempre deve seguir alguns passos para que o atleta retorne plenamente a sua prática esportiva.
Em qualquer tipo de lesão ocorrem eventos fisiológicos específicos em resposta do traumatismo. O objetivo geral de todo programa de reabilitação inclui: - Redução da dor- Redução da resposta inflamatória- Retorno ADM ativa completa e sem dor - Redução do edema- Recuperação da força, potência e resistência muscular- Retorno às atividades funcionais assintomáticas (ao nível pré-lesão). Inicialmente devemos controlar a dor e a tumefação. No tratamento da dor é necessário primeiramente classificar se se trata de uma dor aguda ou crônica. Além dessa técnica também podemos fazer uso da estimulação elétrica associada a contrações musculares isométricas voluntárias para o combate ao edema.
Existem vários tipos de exercício que podem ser utilizados em um programa de reabilitação, dentre eles: - Exercício Estático: contrações isométricas nas quais a força é gerada sem restringir o movimento e sem modificar o ângulo articular, nas fases iniciais do tratamento, esse

Relacionados