treinamento empresa corpo mente e alma

Páginas: 17 (4023 palavras) Publicado: 19 de maio de 2014






A EMPRESA DE
CORPO, MENTE E
ALMA






09-04-2012
Fonte:
Metanóia Educação para Negócios
Participação de Adriana Miotto no Treinamento programa de formação Conceitual Fundação Doriana Nowill para Cegos .
Produzido por Comvivência Estratégia organizacional, com base no Livro A Empresa de Corpo, Mente e Alma deRoberto Adami Trajan.



A Rotina incessante das pessoas na organização
A rotina de pessoas que atuam em empresas, é cercada pela busca incessante de melhoria de produtividade, qualidade, lucratividade, motivação e satisfação do cliente. São tantas “dades” e tantas “ação”, que não se sabe como começar. Enfim a atuação está sempre em busca de algo que até o momento não foi possível realizar.
Não éraro encontrar pessoas cheias de duvidas, já que há trabalho para fazer e o resultado para atingir. O que escolher? O que priorizar? Se buscar o resultado, o dia-a-dia fica para trás, se a prioridade for o dia-a-dia, o resultado deixar a desejar, e para dar conta de tudo, o dia precisa ter mais de 24 horas.
A organização se cerca de uma grande confusão de escolhas e objetivos, com pessoas semrumo e significado no trabalho. Aqui, se inicia o ciclo de não se saber o porquê fazer, pra quem fazer e o que fazer. A sensação de impotência ou até mesmo fracasso está sempre rondando as pessoas. Mas qual é a solução? Essa é a realidade imposta mercado, todas as organizações funcionam assim.

Uma nova visão

Como substituir a sensação de impotência pela de Competência ou a de fracasso pela desucesso? Isso é possível?
Sim! O sucesso existe, mas para isso é necessário percorrer um caminho. O primeiro desafio é substituir a visão analítica pela visão sistêmica, que é a capacidade de enxergar além do senso comum, pensar na complexidade de uma cadeia, considerando sua origem, seus meios e por fim: o fim. Sabemos utilizar a visão analítica, olhar para o fato sem pensar na sua origem ecriar soluções para o fato em si e não para sua causa.
Eis então o segundo desafio: aprender a identificar as causas dos problemas e buscar a solução para elas e não para o problema em si. Se resolvermos o problema e não a sua causa, haverá reincidência, mas se resolvermos a causa o problema será eliminado definitivamente.
Mas é simples assim? Sem dúvida é muito simples, mas não é fácil! Não háfórmulas mágicas, é preciso desenvolver o hábito de discutir causas e não problemas. Mas tome cuidado, discutir causas é diferente de buscar culpados.
Vamos entender melhor isso?
Uma companhia, reconhecida no mercado pela sua qualidade, teve um grande aumento na devolução de seus produtos. A liderança decidiu, então, rever o processo de qualidade, pois havia algo errado. Ao revisá-lo decidiuinserir mais uma etapa de inspeção, aumentando assim o crivo.


Conseguiram que o índice de devolução voltasse à normalidade dos velhos tempos, mas isso durou apenas três meses. De repente, o problema ressurgiu e novamente a liderança foi convocada para encontrar a solução. A saída foi incluir mais uma etapa de inspeção? Até quando...
Esse é um exemplo de tomada de decisão baseada na visãoanalítica. Vamos avaliar o problema com a visão sistêmica?
Alguns meses antes, para conter despesas, a reposição do café nos setores diminuiu de três para duas vezes ao dia e por esse motivo por volta das 15h, não havia mais café para os colaboradores. Essa mudança apenas não foi plicada para as salas das gerências e da diretoria.
Tal decisão gerou na equipe um descontentamento pela diferença feitaentre a operação e a chefia. Por que a redução não foi aplicada a todos e qual o ganho com a redução do café? Era esse o questionamento nos corredores. Enquanto as pessoas estavam focadas na discussão do problema do “cafezinho”, a atenção não estava na qualidade, mas esse problema não acaba aí. Para aumentar uma etapa de inspeção, foi necessário contratar mais pessoas e isso elevou o custo. E...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A empresa de corpo, mente e alma
  • Empresa de Corpo Alma e Mente
  • REsenha empresa de corpo mente e alma
  • Depressão: corpo, mente e alma
  • Tríade Corpo Alma e Mente
  • Corpo, mente e alma
  • WikiShop Sa De Corpo Mente E Alma Guideline Preliminar
  • Mente e Alma

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!