Treinamento de avaliação de desempenho

Páginas: 7 (1604 palavras) Publicado: 19 de maio de 2012
Curso: Recursos Humanos
Disciplina: Avaliação de Desempenho
Professora: Vanessa Barbieri

Treinamento dos Avaliadores

Como para outras tarefas na empresa, o fato de selecionarmos indivíduos capazes para avaliar o pessoal não garante a perfeição desejável nessa atividade. Os supervisores podem ter características e aptidões para serem bons avaliadores, mas é necessário também orientaressas capacidades no sentido de tirar maior proveito delas. É necessário desenvolver a aptidão do bom avaliador através de um programa intenso de treinamento específico.
O treinamento dos avaliadores envolve uma ação contínua e sistemática, que começa antes mesmo do lançamento das primeiras idéias de avaliação dentro da empresa, estendendo-se às medidas de ordem prática do processo todo epermanecendo após sua implantação.
Ao treinar os avaliadores, não se pretende simplesmente transmitir-lhes uma série de normas, que devem ser seguidas como uma ordem de serviço. O objetivo principal é desenvolver neles a atitude do bom avaliador, do orientador competente do pessoal avaliado. Essa formação pode implicar até mesmo o desenvolvimento de algumas características de personalidade, consideradasadequadas ao bom exercício da função de avaliar.
O treinamento dos avaliadores só deve ser confiado a especialistas que tenham não apenas sólidos conhecimentos do sistema, mas também considerável prática em orientar comportamentos que se desenvolvem dentro desse processo, o qual torna tão vulnerável o pessoal em virtude da necessidade básica de segurança comum a todo ser humano. No entanto, nadadisso é suficiente se os avaliadores não tiverem um profundo autoconhecimento do seu estilo pessoal de chefia, das suas próprias motivações, interesses no trabalho.


Objetivo do Treinamento dos Avaliadores

Quer diante da situação de implantar um sistema de Avaliação inédito até então para a empresa, quer diante da necessidade de reformulá-lo, todo programa de treinamento deve ser bemclaro e com objetivos:


a) Interligar os objetivos organizacionais aos objetivos da Administração de Recursos Humanos e estes últimos, por sua vez, com os objetivos da Avaliação de Desempenho, evidenciando qual o seu relacionamento em termos funcionais, isto é, como cada um desses objetivos pode favorecer ou comprometer um ao outro.
b) Deixar claro aquilo que se pretende com aavaliação, expondo as grandes diretrizes para todos os níveis da empresa, seus benefícios, bem como propor as novas bases sobre o entendimento do comportamento humano dentro da situação de trabalho.
c) Ao explicar detalhadamente a técnica, desenvolver atitudes corretas de avaliação, colocando os avaliadores diante da responsabilidade que lhes cabe como principais agentes do sistema.
d)Estabelecer dentro da empresa um clima de tranqüilidade, isto é, deixar claro que não se trata de um ajuste de contas ou de uma lista negra, mas, pelo contrário, é um programa através do qual se pretende apontar os pontos fortes daqueles que trabalham, oferecendo-lhes a possibilidade de reflexão, análise e orientação para o desenvolvimento de suas potencialidades.
e) Preparar ossupervisores para a Entrevista de Avaliação ou discussão do desempenho com o avaliado. Essa fase do treinamento é de grande importância, pois no momento em que o avaliador se defronta com o avaliado, para a discussão do assunto, está-se atingindo o ponto máximo da Avaliação. A atitude desenvolvida nesse momento pode, quando inadequada, comprometer o trabalho que foi feito até então.


As ações paraatingir esses objetivos devem ser planejadas e concretizadas dentro de um clima de satisfação e moral altos, sob todos os pontos de vista e em todos os níveis da empresa.
Esses objetivos podem, portanto, ser atendidos através de um consistente programa de treinamento que, não somente, focalize os aspectos técnicos característicos do sistema de avaliação, como também forneça conhecimentos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Treinamento para avaliação de desempenho
  • AVALIAÇÃO CONVENCIONAL E DIFERENCIADA DE DESEMPENHO & TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
  • Treinamento e desenvolvimento
  • RECURSOS HUMANOS: RECRUTAMENTO, SELEÇÃO, TREINAMENTO, DESENVOLVIMENTO (INCLUINDO AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO)
  • Avaliação de desempenho
  • Avaliação de desempenho
  • Avaliação de desempenho
  • Avaliação de desempenho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!