Treinadores de voleibol

Páginas: 20 (4953 palavras) Publicado: 8 de junho de 2014
1 INTRODUÇÃO

O Voleibol é um dos esportes mais praticados pelo povo brasileiro e possui uma estrutura organizacional e profissional dentro do Brasil (CRISÓSOMO, 2005). É uma atividade esportiva com habilidades bem definida em sua execução, caracterizado por uma formação ampla e variada de memória motora a qual resulta em ações precisas, onde o atleta, ou mesmo a equipe, teve ter,antecipadamente, uma resposta eficiente ao presente problema. A modalidade, como jogo, exige do atleta um bom preparo físico, domínio técnico, ótimo nível de concentração mental e um bom pensamento tático (NOCE, 1999).
Para o atleta de equipe que disputa competições de nível nacional, exige muita dedicação para se tornar um competidor regular e efetivo e superar os níveis elevados de exigência física,técnicas, táticas e psicológicas. E eles independem da modalidade praticada, pois o objetivo principal do atleta é obter o melhor desempenho e, sempre que possível, vencer. O que muda são as metodologias de treinamento utilizado pelo o técnico da equipe. Todos esses fatores fazem do esporte competitivo uma atividade de situações provocadoras de estresse, com as quais os atletas e o técnico devem conviverem sua própria rotina esportiva. (LIMA, T. 1990)
A competição esportiva exige dos atletas uma dedicação intensa, com o objetivo de se obter o melhor desempenho, em busca de resultados traduzidos em vitórias pessoais e/ou coletivas (McPHERSON,B.D.;CURTIS,J.E & LOY,JW.,1989).
O desempenho esportivo resulta de combinações de três fatores: fisiológicos que estão relacionados ao estado físico efuncional, desenvolvido através do condicionamento físico; biomecânicos estão relacionados aos gestos básicos de cada esporte, chamados de fundamentos, que são exaustivamente repetidos nas sessões de treinamento; e os fatores psicológicos que são importantíssimos para a manutenção do equilíbrio emocional, entre eles, a motivação, a competividade, a ansiedade, a agressividade e o estresse (JONES, J.G.& HARDY, L., 1990).
O esporte de voleibol é praticado no seu mais alto nível de excelência, exige um conhecimento cada vez maior de todos os aspectos que envolvem essa prática. Portanto, o professor/técnico revela maiores preocupações em aumentar o nível competitivo de seus atletas e respectivas equipes. Isto assume a responsabilidade de tomar decisões diante das ações dos adversários, exigindonovas metodologias para o treinamento físico e inovações para o treinamento técnico-tático e outros fatores que visam no treinamento, como aspectos psicológicos e contar o apoio de outras áreas, como da fisioterapia, da medicina desportiva, entre outros. Assim, torna o ambiente de prática motivador e ajuda a desenvolver suas manifestações e seus significados e em conformidade com os comportamentosdos atletas que o praticam.






























1.1 Problema da Pesquisa de Campo
Qual a influência do treinador nos aspectos motivacionais dos Atletas de Voleibol?

1.2 Objetivos da Pesquisa de Campo

1.2.2 Objetivo Geral
Identificar a influência do treinador nos aspectos motivacionais dos Atletas de Voleibol

1.2.2 Objetivos EspecíficosVerificar a importância do treinador no aspecto motivacional dos jogadores;
Verificar a importância do treinador no aspecto psicológico dos jogadores;
Verificar como deve ser o comportamento do técnico mediante problemas com o grupo.









1.3 Justificativa

Como Treinador técnico e líder de uma equipe esportiva, tanto na modalidade individual quanto de coletiva, tem sido foco de muitosestudos. Podemos ver que os técnicos, na condução de uma equipe, têm muita influência direta, tanto positiva quanto negativa, nos resultados finais do jogo.
O esporte coletivo sempre necessita de uma noção de grupo, de equipe, espírito de coletividade. E o treinador precisa ter sabedoria para conseguir trabalhar o aspecto psicológico e o motivacional do atleta, pois o treinador de voleibol...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Treinador
  • Treinadores
  • Treinador
  • Treinador
  • Comunicação do Treinador
  • O papel do treinador
  • Ser treinador
  • voleibol

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!