Trefilação a frio e laminação a quente - estruturas de concreto armado 7º semestre

436 palavras 2 páginas
ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO

Trefilação a Frio
A trefilação a frio é usada para metais de rede. O fio é disposto de forma que preso na tarraxa da trefila é 'puxado'. Conforme o fio é puxado por meio da tarraxa, o seu volume continua o mesmo, e o diâmetro é abatido conforme o comprimento majora. Comumente, são empregadas mais tarraxas professadas umas das outras, abatendo continuamente o diâmetro. Na trefilação, acontece o encruamento do material, isto é, os grãos do material são distendidos e com isto acrescenta sua tensão de ruptura.
Reduz-se a área da seção transversal dos fios finos, que podem variar de 15 % até 25 % e fios grossos variam de 20 % até 45 %. É importante ressaltar que a tarraxa girando continuamente deixa o fio escorregar com menos obstinação a uma velocidade estável com a finalidade de não deixar que o fio se prenda, o que poderia diminuir ou na pior das hipóteses quebrarem o fio.
O material não pode ser trefilado a qualquer velocidade, variando de acordo com o fio e a dimensão da redução. A máquina é muito exigida pelo fato que o material não é aquecido previamente. Logo, pode causar esgotamento prematuro do equipamento e fadigas no metal. Pra amenizar os efeitos da exaustão, o melhor a se fazer é lubrificar muito bem as máquinas. Além de garantir mais durabilidade para as tarraxas, a lubrificação faz com que o acabamento da trefilagem fique melhor.

Laminação a Quente
Artifício de amoldamento dos metais e ligas metálicas, pelos quais, em forma de placas, chapas ou tiras, são reaquecidas em fornos de reaquecimento com temperaturas caracteristicamente maiores a 50% da temperatura de fusão da liga, atravessa grandes cilindros que esmagam o metal causando a perca de espessura. É usado em vários outros produtos como: chapas de aço para produção de carroçarias de autos, chapas empregadas em edificação de navios ou chapas de alumínio empregadas na produção de latas de bebidas. Empregada para a construção de produtos longos, a laminação a

Relacionados