Tredfsga

895 palavras 4 páginas
Projeto da semana, projeto do mês, projeto interdisciplinar... Desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, com as orientações do Ministério da Educação para o ensino fundamental e médio, a palavra de ordem na coordenação pedagógica, na sala de professores e na sala de aula, é projeto. Novidade para alguns e prática já tradicional em muitas escolas do país, a proposta de tratar conteúdos por meio de trabalho coletivo e multidisciplinar no lugar da aula expositiva, tomou conta de todas as reuniões de planejamento escolar. Afinal, é uma das melhores maneiras de motivar os alunos, dando-lhes oportunidade de descobrir e construir o conhecimento. Mas o fato de os projetos terem todo esse potencial não é garantia de sucesso. Se não houver um planejamento cuidadoso, previsão de recursos e, principalmente, interesse e compromisso por parte dos alunos, qualquer esforço pode resultar em desperdício de tempo.

1. Planejamento:

1. Planejamento é o segredo para um projeto dar certo.Mas lembre-se: o projeto não nasce exclusivamente da cabeça do professor ou do coordenador de área. Ele é resultado da interação entre o professor e os alunos. Por isso, o planejamento deve ser revisto a partir da apresentação do tema aos alunos e a cada etapa do trabalho.

2. Apresentação ao professor

Antes de levar o projeto à sala de aula, é necessário compartilhá-lo com todos os professores participantes. O coordenador expõe a idéia do projeto e verifica qual é a área de interesse e de domínio dos professores. A partir daí, eles traçam os caminhos possíveis para a seqüência do projeto e os objetivos a serem alcançados no final.Dica:O projeto surge da necessidade de transmitir determinados conteúdos. Coordenadores e professores debatem quais são os assuntos a serem trabalhados e de que forma o projeto pode ajudar no desenvolvimento dos conteúdos previstos.

3. Apresentação aos alunos

É a vez de os alunos tomarem contato com o projeto. O tema deve ser significativo, isto é, deve

Relacionados