TRBALHO EM ALTURA

Páginas: 42 (10313 palavras) Publicado: 26 de julho de 2015
1. INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado baseia-se na questão dos riscos e métodos preventivos das atividades executadas em altura na área da construção civil, devido o grande índice de acidentes ocorridos na área e a aplicação na Norma Regulamentadora 35 que esta em vigor a um curto período. O maior problema que ocorre nas atividades em altura é o risco da queda em diferentes níveis que possamcausar lesões ou até mesmo o óbito ao executante da mesma.
É considerado trabalho em altura conforme a Norma Regulamentadora 35 (NR-35) no subitem 35.1.2. Toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja o risco de queda; Onde o risco principal apresentado da mesma é a queda em diferentes níveis e que podem trazer ao colaborador lesões desde leves ou até mesmotrazer ao óbito, caso ocorra uma queda.
Quando realizar uma atividade em altura deve-se realizar todas às vezes uma analise de risco que deve contemplar os aspectos do local em que os serviços serão executados e o seu entorno.
Deve-se realizar o isolamento e a sinalização no entorno da área; Exemplo: Seja um isolamento realizado através de telas de sinalização ou pelo nome popular cerquite, fazer usode sinaleiros nas áreas ao entorno para alertar e impedir o acesso de outros na área da atividade e evitar que seja realizada uma atividade sobreposta e fazer uso de placas de sinalização.
Obrigatoriamente deve fazer uma analise meteorológica, pois em caso de dias de chuva, com muitos raios ou relâmpagos não se deve realizar uma atividade em altura a céu aberto, devido o risco de queda, pois asuperfície de trabalho pode ficar molhada e escorregadia aumentando a possibilidade da queda ou acidente e as chances de receber uma descarga elétrica por raios ou relâmpagos.
O maior problema a ser abordado neste trabalho é o risco da queda em diferentes níveis que possam causar lesão ao executante da atividade em altura dentro da construção civil.
Este trabalho tem como objetivo a prevenção deacidentes de trabalho em altura na construção civil; Orientar sobre trabalhos em altura e os principais riscos da atividade; Definir os métodos e procedimentos seguros; Capacitar através de treinamentos e reciclagens dos treinamentos.
Apontando que a construção civil é uma das áreas que apresentaram maior índice de acidentes em altura, e muitas pessoas não entendem que a NR-35 (norma regulamentadorade trabalho em altura 35) por ser uma norma nova traz resultados positivos para uma redução de acidentes nas atividades em altura, e o trabalho tende a mostrar o lado positivo da norma para que se tenha uma aceitação maior da mesma.
De acordo com os dados da previdência social de 2006 podemos verificar que o índice de acidentes de trabalho com óbito foi de 2.717 pessoas no Brasil, e muitos ematividade sobre altura, podemos se afirmar que o Brasil é um dos lideres de acidentes de trabalho na América Latina.
O trabalho tende a mostrar através de melhorias e aperfeiçoamentos nos treinamentos com uma maior conscientização dos colaboradores sobre as atividades, os riscos, e as consequências sobre atividade em altura pode causar a uma pessoa seja ela o colaborador, contratante e a comunidade deforma geral; Melhorias nas técnicas e equipamentos EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) ou EPI (Equipamento de Proteção Individual) de segurança nas atividades em altura.
O trabalho elaborado baseia-se principalmente em uma Norma Regulamentadora à NR-35 (Norma Regulamentadora 35 - Trabalho em altura) e na NR-18 (Norma Regulamentadora 18- Indústria da Construção), realizou-se uma pesquisa decampo com perguntas abertas e fechadas com 20 pessoas sendo técnicos de segurança que atuam na construção civil, operários executantes de atividades em altura, além de utilizar estudos científicos de outros pesquisadores e de pesquisas em livros e internet.

O próximo passo para obter maiores informações e conhecimento sobre quais são os riscos e métodos preventivos nas atividades em altura na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trbalho
  • trbalho
  • trbalhos
  • Trbalho
  • Trbalho
  • Trbalho
  • trbalhos
  • Trbalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!