trbalho caralho

2823 palavras 12 páginas
Universidade Paulista - UNIP

Nome:
RA:
Professora:
Data:
Matéria:

INTRODUÇÃO

Pretendo nesse trabalho, abordar os conceitos de coerência e coesão, mostrando o papel e a importância de cada um desses mecanismos, não só para a leitura e a compreensão de textos, como também pra sua produção.
A coerência e a coesão contribuem para conferir textualidade a um conjunto de enunciados. Assim, a coerência é o resultado da possibilidade de se estabelecer alguma forma de unidade ou relação entre os elementos do texto. E a coesão se refere ao modo como os vocábulos se ligam dentro de uma seqüência.
A coerência resulta da configuração que assumem os conceitos e relações subjacentes à sua superfície textual. É considerada o fator fundamental da textualidade, porque é responsável pelo sentido do texto. Envolve não só aspectos lógicos e semânticos, mas também cognitivos, na medida em que depende do partilhar de conhecimentos entre os interlocutores.
É importante também lembrar que a coesão pode auxiliar no estabelecimento da coerência, embora às vezes, a coesão nem sempre se manifeste explicitamente através de marcas lingüísticas, o que faz concluir que pode haver textos coerentes mesmo que não tenham coesão explícita. E mais importante que conhecer os conceitos de coerência e coesão é importante saber de que maneira esses fenômenos contribuem para tornar um texto inteligível.
Cabe argumentar que a coerência (conectividade conceitual) e a coesão (conectividade seqüencial), são requisitos fundamentais para a elaboração de qualquer tipo de texto. Enquanto a coerência se fundamenta na continuidade de sentidos, a coesão pode se apresentar por meio de marcas lingüísticas, observadas na gramática..
COESÃO, COERÊNCIA E SEMANTICA TEXTUAL

1.Coesão
Termo que designa os mecanismos linguísticos de sequencialização que instituem continuidade semântica entre diferentes elementos da superfície textual. Esses mecanismos envolvem processos

Relacionados

  • Biblia gh15
    259865 palavras | 1040 páginas
  • O cerebro
    49446 palavras | 198 páginas