TRBALHADO DE FILOSOFIA BACHELARD

1017 palavras 5 páginas
FACULDADE ESTACIO ATUAL DA AMAZÔNIA
COORDENAÇÃO DE SERVIÇO SOCIAL
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

RESENHA CRÍTICA DAS RELAÇÕES SOCIAIS NO SERVIÇO SOCIAL
PROFª MSc. KARLA HERREIRA

Acadêmica: Ana Paula Cavalcante Lemos
Divia Gardene da Silva Sousa
Turma: 4SSVA

BOA VISTA-RR
MARÇO/2015

SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
GASTON BACHELARD E O OBSTÁCULO EPISTEMOLÓGICO
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO

Neste trabalho temos por objetivo analisar as observações epistemológicas de Bachelard acerca da linguagem metafórica e analógica na ciência e no ensino de ciências. Situaremos alguns aspectos gerais da filosofia de Bachelard, especialmente com relação ao seu livro “A formação do espírito científico”.

GASTON BACHELARD E O OBSTÁCULO EPISTEMOLÓGICO
Gaston Bachelard foi um filósofo e poeta francês que estudou principalmente questões referentes à filosofia da ciência. No que diz respeito principalmente às ciências exatas, ele diz que foi e é necessário superar ou haver uma transposição de uma série de obstáculos epistemológicos, isto é, entraves à aprendizagem, para que a construção do espírito científico se efetive.
São obstáculos que os professores devem estar atentos, para que não estejam presentes em seu modo de ensinar, no ambiente da sala de aula e nos recursos didáticos usados, como por exemplo, o livro didático. O professor também precisa estar ciente do que cada um trata, pois somente assim poderá identificá-los e superá-los, ou, também, poderá ajudar os seus alunos a superá-los, caso os obstáculos estejam presentes neles próprios.
Desse modo, alguns dos principais obstáculos epistemológicos, enumerados segundo Bachelard, que não só causam a estagnação da construção do pensamento científico, mas também contribuem para o seu retrocesso, são apresentados a seguir:
1- A Experiência Primeira:
A pessoa fica mais apegada à beleza do experimento do que à sua explicação científica. Nesse obstáculo, dá-se preferência às imagens e não

Relacionados