Travoletta.

486 palavras 2 páginas
INTRODUÇÃO.
A mostra "Tavoletta" discutirá de forma lúdica e interativa a fotografia. Dos estudos sobre perspectiva do arquiteto renascentista Filippo Brunelleschi às possibilidades atuais criadas pela tecnologia digital, apresenta registros, em diferentes formatos, do fotógrafo Arnaldo Pappalardo, incluindo vídeos e a instalação de uma câmera escura no jardim do museu.

Durante a exposição, o público terá a oportunidade de explorar o universo da fotografia por meio de uma ampla diversidade de temas e soluções técnicas, experimentando a construção de novos sentidos, a partir dos conceitos de espaço e de tempo. Filmes em super-8 também farão parte da mostra e, para os mais jovens, será uma oportunidade divertida de conhecer o princípio do registro de imagens no interior da câmera escura, que deu origem à fotografia analógica e à câmera cinematográfica, em um exemplar interativo montado no jardim do MCB.

OBRAS.

Na época do Renascimento Italiano, câmaras escuras eram muito utilizadas por pintores, pois permitiam desenhar perspectivas a partir da formação de imagens do mundo real em seu interior. Em linhas gerais, a "tavoletta" utilizada por Brunelleschi para comprovar os princípios da perspectiva, que dá nome à exposição, era uma prancha de madeira com orifício conjugada a um espelho. Já a série "Tavoletta", composta por quatro fotografias, apresentada na sala principal do museu, propõe uma leitura lúdica deste dispositivo.
Algumas obras de Filippo Brunelleschi.
- Cúpula da Catedral Santa Maria del Fiore
- Hospital dos Inocentes
- Palácio Pitti
- Igrejas de São Lourenço e Santo Espírito
- Capela Pazzi

IMAGENS.
As imagens apresentadas pelo fotógrafo na exposição, em sua maioria foram realizadas em São Paulo, mas, no conjunto da mostra, relacionam-se a outras tantas imagens registradas em outros países, como Itália, Chile e América do Norte. “Propondo uma leitura não linear, o conceito que está por trás do conjunto de obras apresentado, aparentemente

Relacionados