traumastismo toráxico abdominal

11010 palavras 45 páginas
Trauma Abdominal
Conceitos, Abordagens e Tratamento
Dissertação livre com o tema de Trauma Abdominal, seus conceitos (anatômicos, fisiológicos, patológicos),
SUMÁRIO
Capa
Sumário
Introdução
Desenvolvimento
Biomecânica do Trauma
Trauma Abdominal
1. Conceito
2. Anatomia
3. Fisiopatologia
4. Tipos de Trauma Abdominal
5. Avaliação
1. Sinais e Sintomas.
2. Exame Físico Primário
3. Exame Físico Secundário
4. Exames Especiais e Principais Indicadores
1. História AMPLA
2. Tratamento
3. Considerações Especiais
4. Tratamento Auxiliar
5. Complicações
6. Cuidados de Enfermagem
Conclusão
Bibliografia
INTRODUÇÃO
Lesões abdominais não-reconhecidas são uma das principais causas de morte em pacientes/clientes politraumatizados. Devido à dificuldade do diagnóstico correto no trauma abdominal, a melhor conduta é transportar os pacientes/clientes com suspeita de lesão abdominal por trauma para o hospital apropriado mais próximo.
O profissional de enfermagem não deve se preocupar primeiramente em determinar a extensão exata do trauma abdominal, mas em tratar os achados clínicos.
O trauma abdominal é freqüentemente encontrado em situações de emergência. A falta de história adequada do mecanismo de trauma e a presença de lesões que podem ter dor irradiada para o abdome ou a alteração do estado mental, devido a trauma cranioencefálico ou intoxicação por drogas depressoras do sistema nervoso central, podem dificultar o diagnóstico e o tratamento do trauma abdominal. Os pacientes que são vítimas de trauma, freqüentemente, têm lesões intra e extra-abdominais associadas.
Este trabalho irá discutir a abordagem geral do atendimento dos pacientes com traumas abdominais contusos e penetrantes, incluindo as opções de testes diagnósticos e as considerações acerca do tratamento inicial.
DESENVOLVIMENTO
O traumatismo abdominal é responsável por um número expressivo de mortes evitáveis. A cavidade intraperitoneal, juntamente com a cavidade torácica, o espaço

Relacionados