Trauma raquimedular

Páginas: 6 (1378 palavras) Publicado: 2 de junho de 2013
TRAUMA RAQUIMEDULAR (TRM)
Definição:
Trauma ou traumatismo é toda e qualquer lesão de extensão, intensidade e gravidade variáveis, que pode ser produzida por agentes diversos (no nosso caso mais especificamente agente físico e não químicos), de forma intencional ou acidental. O trauma raquimedular é aquele que acomete a coluna vertebral e seu conteúdo: a medula espinhal e as raízesnervosas. O quadro pode variar desde uma simples cervicalgia (dor no pescoço) até uma tetraplegia (paralisia dos quatro membros) e morte.

Significado do termo:
O termo raquimedular é uma fusão de duas palavras de origens distintas: raqui ou raque do grego ráchis significa coluna vertebral e medula do latim medulla significa, literalmente, o que está contido no meio ou miolo. Deve-seressaltar que a medula aqui citada é a medula espinhal ou medula nervosa. Esta não deve ser confundida com medula óssea, que ficou popularmente conhecida pelo transplante de medula realizado no tratamento de alguns tipos de leucemias.
Não só os seres humanos, mas todos os vertebrados (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos) possuem coluna vertebral e medula espinhal. Na verdade a colunavertebral é o eixo de sustentação desses seres vivos. Além disso, funciona como um arcabouço ósseo e serve de proteção para a medula espinhal. Comparativamente, a coluna vertebral está para a medula espinhal assim como o crânio está para o cérebro. A coluna vertebral dos seres humanos é composta por 32 vértebras - sete cervicais, 12 torácicas, cinco lombares, cinco sacras e três coccígeas.
A colunase inicia logo abaixo do crânio e se estende até e entre os ossos da pelve (bacia), portanto qualquer trauma que acometa essa região constitui um traumatismo raquimedular.
Principais causas:
Os traumatismos decorrentes de acidentes com veículos motorizados (incluindo motocicletas) são a causa mais frequente de TRM (50%). A seguir, em ordem decrescente de frequência temos quedas (20%),lesões esportivas (15%), agressões (aproximadamente 12%) e outras (3%). Com a introdução de medidas mais efetivas na prevenção de acidentes no trânsito, fabricação de carros mais seguros e principalmente conscientização da população, a cada dia temos observado uma menor incidência desse tipo de causa, em todo o mundo.
Nas lesões por queda, uma forma muito especial que deve ser enfatizadaé o acidente por mergulho em águas rasas. Esse tipo de traumatismo é mais comum no verão e é uma espécie grave de traumatismo porque atinge, geralmente, porções altas da coluna cervical. Nos Estados Unidos existe até uma campanha para combater esse tipo de acidente, chamada Feet first (literalmente "primeiro os pés!"). Realmente, se pessoas que se acidentaram tivessem mergulhado de pé, o mais graveque poderia ter ocorrido seria uma fratura nos pés ou nas pernas.

Como é feito o diagnóstico
Nos casos de trauma fechado, ou seja, onde não houve nenhum tipo de lesão penetrante e o paciente não possui nenhum déficit neurológico, o diagnóstico dificilmente é estabelecido. Esse é um dado bastante importante, pois todo o indivíduo politraumatizado é um candidatoa ter TRM até que se prove o contrário.
É muito importante saber nessa fase qual foi o mecanismo do trauma, isto é, como o indivíduo se machucou como foi encontrado, se estava consciente, se era capaz de mobilizar os membros, se queixou de dor ou dormência, etc. Então, após uma história colhida de maneira correta, o exame neurológico detalhado deverá ser realizado.
Após o exameclínico, exames complementares deverão ser realizados. A radiografia simples da coluna, apesar de como o próprio nome diz ser simples e barata constitui um dos exames mais fundamentais para pacientes com TRM.
Outras alternativas são a tomografia computadorizada (TC) e a ressonância nuclear magnética (RNM).
Avaliação Neurológica
A American Spinal Injury Association (ASIA) e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trauma raquimedular
  • Trauma raquimedular
  • trauma raquimedular
  • trauma raquimedular
  • Trauma Raquimedular
  • trauma raquimedular
  • Trauma Raquimedular
  • trauma raquimedular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!