Tratamnto Térmico Aço 420

1131 palavras 5 páginas
Introdução
Aço inoxidável, como é usualmente conhecido, nos dá uma idéia de um material que não se destrói mesmo quando submetido aos mais diferentes meios corrosivos. Na verdade este tipo de aço não é eterno, e sim apresenta geralmente uma maior resistência à corrosão, quando submetido a um determinado meio ou agente agressivo. Apresenta tamém uma maior resistência à oxidação a altas temperaturas em relação a outras classes de aços.
A resistência à oxidação e corrosão do aço inoxidável se deve principalmente à presença de cromo, que a partir de um determinado valor, e em contato com oxigênio, permite a formação de uma pelicula de óxido de cromo sobre a superfície do aço, que é impermeável e insolúvel nos meios corrosivos usuais. Assim, podemos definir como aço inoxidável o grupo de ligas ferrosas com baixo teor de carbono, resistentes à oxidação e corrosão, que contenha no mínimo 12% de cromo. Nos aços inoxidáveis martensíticos o carbono está em uma determinada concentração que permite a transformação de ferrita em austenita em altas temperaturas. Durante o resfriamento, a austenita se transforma em martensita .A martensita é uma fase rica em carbono, frágil e muito dura.
Esses aços são fabricados e vendidos pela insdústria siderúrgica no estado recozido, com estrutura ferrítica, baixa dureza e boa ductibilidade. Somente depois de um tratamento térmico de têmpera, terão uma estrutura martensítica sendo muito duros e pouco dúcteis. Mas nestas condições (temperados) é que serão resistentes à corrosão. Entre os aços inoxidáveis martensíticos, o mais conhecido é o aço 420, com pouco mais de 12% de Cr e aproximadamente 0,3% de C. No estado recozido, ferrítico, o 420 não possui boa resistência à corrosão atmosférica. Isso se deve à operação de recozimento que é realizada a uma temperatuta próxima aos 760°C, temperatura na qual o C e o Cr presentes no aço se combinam para formar carbonetos de cromo, Cr23C6, que precipita. Cada molécula de Cr23C precipitada

Relacionados