Tratamentos T Rmicos E Metalografia Dos Materiais

4260 palavras 18 páginas
1 INTRODUÇÃO

Metalografia tem por objetivo mostrar os conceitos gerais aplicados na preparação do corpo de prova para análise microscópica. Aplica-se a todos os materiais e produtos metálicos ferrosos. As técnicas metalográficas dos não ferrosos são, em princípio, semelhantes às utilizadas nas ligas ferrosas, por exemplo, aços e ferros fundidos que foi o que nos estudamos e será apresentado a seguir, exigindo, entretanto, preparação mais meticulosa, total atenção, paciência e imaginação do preparador.
Tratamento térmico pode ser descrito como um conjunto de operação, aquecimento, controle da temperatura e resfriamento, que tem por finalidade transformar a propriedade física ou química de um material, podendo tanto ser de endurecimento quanto de amolecimento. Sendo assim, o tratamento térmico tem por finalidade trabalhar na microestrutura, de acordo com a quantidade de carbono de cada material.
A literatura fala que materiais com menos de 0,4% de carbono, não sofrem o principal tipo de tratamento térmico, e em si o mais conhecido, a têmpera, que tem por principal característica o aumento de dureza, mas não para por aí, pois o revenimento, o recozimento, a normalização e a esferoidização, também são denominados tratamentos térmicos, mas com o intuito de amolecer ou diminuir as tensões do material.
E com materiais que não chegam a porcentagem de carbono descrita acima, possui então outros tratamentos, que tem por finalidade adicionar, por meio da difusão, carbono ou nitrogênio em sua microestrutura, denominados assim de tratamentos termoquímicos. Que por sua vez tem a cementação como a mais conhecida dentre estes processos, mas a nitretação e a carbonitretação entre outros também constituem estes tratamentos.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Metalografia

O controle de qualidade de um produto metalúrgico pode ser estrutural e dimensional. O segundo preocupa-se em controlar as dimensões físicas de um determinado produto, denominado Metrologia. O primeiro

Relacionados

  • Usinagem
    1361 palavras | 6 páginas
  • Mecanica dos materiais
    96938 palavras | 388 páginas