Tratamentos térmicos

Páginas: 12 (2751 palavras) Publicado: 21 de agosto de 2011
Tratamentos Térmicos

1 – Introdução
Para a construção mecânica, é importante que as peças metálicas atendam certos requisitos para suportar as condições de trabalho a que serão submetidas. Esses requisitos estão ligados a completa isenção de tensões internas e propriedades mecânicas compatíveis com as cargas impostas.
Nem sempre os processos de produção oferecem os materias com ascaracterísticas acima desejadas. Por esse motivo é necessário submeter às peças metálicas, antes de serem trabalhadas, a alguns tratamentos que visam corrigir esses defeitos surgidos na produção.
Esses tratamentos são os tratamentos térmicos, que consistem em operações de aquecimento e resfriamento posterior, dentro de determinadas condições de temperatura, tempo à temperatura, ambiente de resfriamento evelocidade de resfriamento.
Os tratamentos térmicos visam à remoção de tensões internas, aumentar ou diminuir a dureza, aumentar a resistência mecânica, melhora da ductilidade, melhora da usinabilidade, aumentar a resistência ao desgaste, melhorar as propriedades do corte, aumentar a resistência à corrosão e ao calor e modificar as propriedades elétricas e magnéticas.
2 - Metalurgia Física2.1- Diagrama de Equilíbrio
De acordo com o dicionário técnico, diagrama de equilíbrio é a apresentação gráfica das relações das fases com a composição e os fatores ambientes e é também conhecido como "Diagrama de Fases". E na verdade, os chamados diagramas de equilíbrio são, basicamente gráficos que nosmostram as várias fases presentes num mesmo material que esteja em equilíbrio com o seu ambiente. Se interpretado corretamente, um diagrama de equilíbrio nos indica a quantidade de fases ali presentes, suas composições e a porcentagem que está presente em cada fase, tudo em função da temperatura, da pressão e da composição global do material. Mesmo que a maioria dos materiais de engenharia existaem condição metastável, isto é, fora de equilíbrio, qualquer modificação espontânea do material analisado, se dará em direção ao equilíbrio e muitas informações úteis relacionadas as mudanças de fase em tais materiais, podem ser interpretadas a partir dos diagramas de equilíbrio adequados.
É como se fosse um mapa para a obtenção das fases presentes, para qualquer temperatura e composição,desde que a liga esteja em equilíbrio. Termodinamicamente falando, o equilíbrio é descrito em termos de energia livre. Um sistema está em equilíbrio quando a energia livre é mínima e o equilíbrio de fases é o reflexo da constância das características das fases com o tempo.
Os diagramas de equilíbrio são classificados em unários, ou seja, de apenas um componente, binários, com dois componentes,e de ordens superiores, ternários, quaternários etc., dependendo da quantidade de componentes puros presentes na mistura. Dos diversos tipos, os diagramas binários são os mais usados e, freqüentemente, são subdivididos em vários tipos, de acordo com a transformação invariante de fase que contenham.
As fases de um material são definidos como as regiões em escala de dezena a centenas demicrometros, e em alguns casos, pode ser até nanômetros, que apresentam composições químicas e/ou seus arranjos atômicos específicos, ou pode ser definido também que suas propriedades ou características não mudam de acordo com o tempo. Geralmente são representadas nos diagramas por letras gregas. Frequentemente, as fases podem possuir uma mesma composição química, porem arranjos atômicos diferentes. Oestado de agregação (sendo ele sólido, líquido ou vapor), embora seja uma parte da descrição estrutural de um material, não é suficiente para definir as fases. Um elemento químico como o chumbo (Pb), um composto como a água ou uma liga como o latão podem, no estado sólido, existir na forma de várias fases, com estruturas cristalinas diferentes. Também um material de dois componentes pode...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tratamento termico
  • Tratamento termico
  • Tratamento térmico
  • Tratamento termico
  • Tratamento Termico
  • tratamento Termicos
  • Tratamento Térmico
  • Tratamento Termico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!