Tratamento terminco

620 palavras 3 páginas
O processo de têmpera consiste em um aquecimento das peças de aço à temperatura de austenitização, seguido de um resfriamento controlado, com o objetivo de obter-se estrutura martensítica. A temperatura de austenitização, a temperabilidade, e a velocidade de resfriamento são determinadas em função da composição do aço, e podem ser obtidas a partir de catálogos dos fabricantes de aço e dos respectivos diagramas TTT (Tempo Temperatura Transformação). A têmpera é normalmente seguida de um tratamento térmico complementar denominado revenimento.

Os banhos de sais de têmpera (austenitização) podem ser divididos basicamente em 2 grupos: sem cianeto e com cianeto.

Os sais de têmpera isentos de cianeto são recomendados para tratamentos térmicos de aços ferramenta com médios e altos teores de cromo, aços inoxidáveis martensíticos e também para tratamento térmico de aços rápidos. A Durferrit possui sais adequados a diversas necessidades de têmpera.

Já os sais de têmpera com cianeto são recomendados para tratamentos térmicos em que uma pequena cementação ou descarbonetação da superfície das peças não é prejudicial.

Recozimento

Recozimento é um tratamento térmico realizado com a finalidade de alcançar um ou mais dos seguintes objetivos: remover tensões devidas a tratamentos mecânicos a frio ou a quente, diminuir dureza para melhorar usinabilidade de aços, alterar propriedades mecânicas como resistência, ductilidade, etc., ajustar o tamanho de grão, etc. Dependendo da temperatura necessária e das especificações das peças, alguns banhos de têmpera também podem ser utilizados para recozimento.A têmpera refere-se a um resfriamento brusco. Na química de polímeros e na ciência dos materiais, o processo de têmpera é usado para evitar processos que se dão em temperaturas mais baixas, tais como transformações de fase, disponibilizando apenas uma pequena janela de tempo em que a reacção é termodinamicamente favorável e cineticamente acessível. Por exemplo, pode reduzir a

Relacionados

  • Aços especiais ou aços ligas
    442 palavras | 2 páginas
  • trabalho senai
    15221 palavras | 61 páginas
  • publicado 35968 2015 06 23 2355a032cf4026f5f21083ad32141691
    246899 palavras | 988 páginas