tratamento termicos do aço

Páginas: 7 (1705 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014




Tratamentos Térmicos do Aço

Introdução
Expondo o aço a elevadas temperaturas e baixas temperaturas, aquecendo e resfriando respectivamente, o homem descobriu que poderia alteras as propriedades mecânicas deste material, deixa-lo, mas duro, mais mole e mais maleável, ou seja, percebeu que poderia trabalhar de acordo com sua necessidade. Este método foi denominado como TRATAMENTOTÉMICO DO AÇO.
Fases do Tratamento Térmico
Aquecimento
Manutenção da temperatura
Resfriamento

Tipos de Tratamento Térmicos
São dois métodos, um por aquecimento e resfriamento, que modifica as propriedades da massa, como: Têmpera, Revenimento, Recozimento. O outro método consiste em modificar as propriedades somente numa fina camada superficial da peça. Esses tratamentos térmicos nos quaisa peça é aquecida juntamente com produtos químicos e posteriormente resfriado são Cementação e Nitretação.
Têmpera
Tratamento Térmico com porcentagem igual ou maior que 4%, este método consiste em aumentar a dureza do material, este método causa dois efeitos ao material considerável, o aumento excessivo da dureza e com isso torna a peça quebradiça, frágil.
Este processo possui três etapas,Aquecimento, Manutenção da Temperatura e Resfriamento.
Aquecimento, primeira etapa: A peça é aquecida em forno ou forja, por volta de 800ºC para os aços ao carbono.

Manutenção da temperatura, segunda etapa: Atingida a temperatura desejada esta deve ser mantida por algum tempo afim de uniformizar o aquecimento em toda a peça.
Resfriamento, terceira etapa: A peça uniformemente aquecida natemperatura desejada é resfriada em água, óleo ou jato de ar.


A temperatura de aquecimento e o meio de resfriamento são
dados em tabelas:

Revenimento
É o tratamento térmico que se faz nos aços já temperados, com a finalidade de diminuir a sua fragilidade, isto é, torná-lo menos quebradiço. O revenimento é feito aquecendo-se a peça temperada até uma certa temperatura resfriando-a em seguida.As temperaturas de revenimento são encontradas em tabelas e para os aços ao carbono variam entre 210ºC e 320ºC. Este processo causa alguns efeitos a peça, diminui a dureza da mesma, entretanto, aumenta de forma considerável a resistência aos choques.
Este processo possui três etapas, Aquecimento, Manutenção da Temperatura e Resfriamento.
Aquecimento, primeira etapa: Neste procedimento é feitocom em fornos com o controle da temperatura através de um pirômetro, ou seja, a peça e aquecida gradativamente, dependendo do tamanho da peça este procedimento pode ser feito sobre um bloco de aço aquecido ao rubro. O forte calor que desprende do bloco, aquece lentamente a peça, produzindo nesta uma coloração que varia à medida que a temperatura aumenta. Essas cores, que possibilitam identificar atemperatura da peça, são denominadas cores de revenimento.
TABELA DE CORES DO REVENIMENTO



Manutenção da temperatura, segunda etapa: Esta etapa só e possível quando aquecimento é feito em fornos.
Resfriamento, terceira etapa: o resfriamento pode ser feito de duas formas, lentamente quando a peça e resfriada naturalmente ou rapidamente quando a peça e imersa em óleo ou água.
RecozimentoO recozimento é o tratamento térmico que tem por finalidade eliminar a dureza de uma peça temperada ou normalizar materiais com tensões internas resultantes do forjamento, da laminação, trefilação, podendo ser, recozimento para eliminar para eliminar a dureza da peça, o recozimento para normalizar a estrutura de uma peça. Este método faz com que a peça volte a sua dureza anterior e faz e torna omaterial mais homogêneo e melhor usinável.
Este processo possui três etapas, Aquecimento, Manutenção da Temperatura e Resfriamento.
Aquecimento, primeira etapa: O material deve acordo com o seu ponto de fusão isso pode variar entre 500° a 900°
Manutenção da temperatura, segunda etapa: modificações atinjam toda a massa da mesma. A peça deve permanecer aquecida por algum tempo na temperatura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tratamento Térmico em Aços
  • Tratamento Térmico em aço inox
  • Tratamento Térmico dos aços
  • Tratamento térmicos dos aços
  • Tratamento Térmico dos Aços
  • Aço 1045
  • Tratamento térmico do Aço
  • Aço, tratamento térmico. Relatório

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!