Tratamento térmico

Páginas: 6 (1252 palavras) Publicado: 1 de abril de 2013
Tratamento Térmico




O tratamento térmico serve para transformarmos um material frágil em um que tenha as características necessárias ao qual desejamos, ou seja, fique mais resistente, a sua estrutura molecular é modificada seguindo uma série de cuidados. O aquecimento, e o resfriamento do material devem ser executados de forma controlada, principalmente em relação ao tempo que elefique aquecido, e a velocidade em que vai ser resfriado.
Existem varias formas de tratamento térmico, dependendo da necessidade haverá um tipo ao qual se encaixe a nossa necessidade, o material deve ter elasticidade, dureza e resistência, isso sem alterar o estado físico do material, ou seja, se ele é sólido permanecerá sólido, a três fatores fundamentais para que isto ocorra, temperatura deaquecimento, velocidade de resfriamento e a composição química do material. A Cinética é a base fundamental para o tratamento térmico, é a ciência das transformações de fase dependentes do tempo.
Quando o aço ainda está na fase líquida antes do tratamento térmico, e passa para forma sólida os átomos vão se agrupando em formas geométricas chamada de célula unitária, durante o processo desolidificação essas células se multiplicam formando uma rede cristalina, como estas células unitárias são tridimensionais quando se juntam formam uma rede de cristais irregulares, estes cristais formados por varias células unitárias são chamados de grãos, estes quando são observados em um microscópio, aparecem grãos claros e escuros, se na amostra aparecer mais grãos claros este aço tem baixo teorde carbono é chamado de ferrita, que apresenta uma estrutura cristalina do tipo cubo de corpo centrado (CCC) o que dificulta a concentração de carbono, se na amostra aparecer mais grãos escuros este aço tem médio teor de carbono é chamado de perlita, na sua estrutura cristalina temos ferrita e cementita (possui em sua estrutura 12 átomos de ferro e 4 carbono), em temperatura ambiente. Quandoaquecido um aço que, por exemplo, tem 0,4% de carbono a uma temperatura 300°C a ferrita e a perlita continuam com a mesma forma da temperatura ambiente, apartir de 760°C a ferrita continua instável e a perlita se transforma em austenita (zona critica), outro tipo de grão, e a 850°C toda a estrutura se transforma em austenita.
Conhecendo o que acontece com os materiais quando são aquecidos podemosfalar sobre os tipos de tratamento térmico:
Alívio de tensões (Recozimento sub-crítico): O aço é aquecido lentamente antes da zona crítica (austenita), durante 3 horas, logo após é resfriado no próprio forno até a temperatura ambiente.
Normalização: O aço que tem granulação grosseira, ou seja, quebradiço, tem a sua temperatura elevada acima do ponto crítico de 750°C a 950°C, durante3 horas depois é retirado do forno e colocado sobre uma bancada para ser resfriado lentamente, a estrutura do aço passa a ser de estrutura fina e homogênea.
Recozimento: Servem para ajustar o tipo de grão e irregularidades sofridos por tratamentos térmicos anteriores, é utilizado na uzinagem de peças, pois diminui a sua dureza. O aço é colocado em um forno durante 3 horas com umatemperatura acima do ponto crítico, logo após o forno é desligado até que a peça esfrie em temperatura ambiente dentro do forno.
Esferoidização: É o tratamento usado para o aço que possui um alto teor de carbono (cementita) dificultando o trabalho de uzinagem da peça. Pode ser feita de duas maneiras. A primeira, aquecemos e esfriamos o aço na faixa da região crítica, logo acima e logo abaixoalternadamente. A segunda seria aquecer o aço durante muito tempo abaixo da zona crítica. Desta forma a cementita recebe a forma de pequenas esferas facilitando a uzinagem da peça.
Têmpera: É o processo que o aço é aquecido acima da temperatura crítica (850°C) durante o tempo que todos os seus grãos se transformem em austenita, depois é mergulhado em água com temperatura de 20°C, é o chamado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tratamento termico
  • Tratamento termico
  • Tratamento termico
  • Tratamento Termico
  • tratamento Termicos
  • Tratamento Térmico
  • Tratamento Termico
  • tratamento termico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!