Tratamento térmico

Páginas: 9 (2177 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
 Tratamento térmico
O controle das propriedades do fio durante o processo de trefilação é necessário para que não ocorram rupturas, e para que o mesmo, ao final, apresente características dimensionais, mecânicas e metalúrgicas exigidas.
No decorrer do processo de trefilação o fio sofre um efeito de aumento da sua resistência mecânica e de redução da sua ductilidade, devido à deformaçãoplástica, caracterizando o encruamento. Acima de cer-to grau não é possível, no encruamento, trabalhar o fio sendo necessária a aplicação de um tratamento tér-mico chamado de recozimento.
(Bresciane – pag 104)
Os tratamentos térmicos são operações de aquecimento e resfriamento a que são submetidos os aços, sob condições controladas de temperatura, tempo, atmosfera e velocidade de resfriamento, com oobjetivo de alterar as suas propriedades ou conferir-lhes características determinados. As propriedades dos aços dependem, em princípio, da sua estrutura. Os tratamentos térmicos modificam, em maior ou menor escala, a estrutura dos aços, resultando, em consequência na alteração mais ou menos pronunciada, de suas propri-edades. Cada uma das estruturas obtidas apresentam seus característicos próprios,que se transferem ao aço, conforme a estrutura ou combinação de estrutura presentes. Os principais objetivos dos tratamentos térmi-cos são os seguintes:
- Remoção de tensões internas;
- Aumento ou diminuição da dureza;
- Aumento da resistência mecânica;
- Melhora da ductilidade;
- Melhora da usinabilidade;
- Melhora da resistência ao desgaste;
- Melhora das propriedades de corte;- Melhora da resistência à corrosão;
- Melhora da resistência ao calor;
- Modificação das propriedades elétricas e magnéticas.
Em geral, a melhora de uma ou mais propriedades, mediante um determinado tratamento térmico, é conseguida com prejuízo de outras. Por exemplo, o aumento da ductilidade provoca simultaneamente queda nos valores de dureza e resistência à tração. É necessário,pois, que o tratamento térmico seja escolhido e aplicado criteriosamente, para que os inconvenientes apontados sejam reduzidos ao mínimo. Não se verifica, pela simples aplicação de um tratamento térmico, qualquer alteração da composição química do aço. Há casos, entretanto, em que interessa somente uma modificação parcial de certas propriedades mecânicas; por exemplo, melhorar superficialmente adureza do aço. Esse efeito é conseguido pela alteração parcial da sua composição química.
Os tratamentos em que a combinação de operações de aquecimento e resfriamento é realizada em con-dições tais que conduzem a uma mudança parcial da composição química. Os tratamentos em que a combi-nação de operações de aquecimento e resfriamento é realizada em condições tais que conduzem a uma mu-dançaparcial da sua composição química da liga e, consequentemente, uma modificação parcial de suas propriedades mecânicas, serão chamados de “tratamentos termo - químicos”.
 Recozimento

É o tratamento térmico realizado com o fim de alcançar um ou vários seguintes objetivos: remover tensões devidas aos tratamentos mecânico a frio ou a quente, diminuir a dureza para melhorar a usinabili-dadedo aço, alterar as propriedades mecânicas como resistência, ductilidade etc., modificar as característi-cas elétricas e magnéticas, ajustar o tamanho de grão, regularizar a textura bruta, remover gases, produzir uma microestrutura definida, eliminar enfim os efeitos de quaisquer tratamentos térmicos ou mecânicos a que o aço tiver sido anteriormente submetido. O tratamento térmico genéricorecozimento abrange os se-guintes tratamentos específicos:

• Recozimento total ou pleno:

Constitui no aquecimento do aço acima da zona crítica, durante o tempo necessário e suficiente para que se tenha solução do carbono ou dos elementos de liga no ferro gama, seguindo de um resfriamento len-to, realizado ou mediante o controle da velocidade de resfriamento do forno ou desligando-se o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tratamento termico
  • Tratamento termico
  • Tratamento térmico
  • Tratamento termico
  • Tratamento Termico
  • tratamento Termicos
  • Tratamento Térmico
  • Tratamento Termico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!