Tratamento Térmico em Aços

Páginas: 6 (1284 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2013
Tratamentos Térmicos em aços

Aquecimentos e resfriamentos de aços podem provocar mudanças nas estruturas dos mesmos e, por conseqüência, nas propriedades físicas. Tais processos são empregados quando se deseja adequar as características do aço a alguma etapa do processo de fabricação ou à condição de produto final. Existem vários tipos de tratamento térmico para aços e outros metais, mas aquiestão colocados apenas os mais importantes em relação ao aço-carbono.

Recozimento:
Muitas vezes, devido ao próprio processo de produção ou a trabalhos anteriores como deformações a quente ou a frio, o aço apresenta dureza excessiva ou pouca maleabilidade e ductilidade, inadequadas para operações como usinagem, dobra e outras.
O recozimento tem por finalidade modificar estes aspectos (reduzirdureza, melhorar ductilidade, etc) e também outros como remover gases dissolvidos, homogeneizar estrutura dos grãos, etc.
A figura abaixo é o diagrama de transformação da austenita versus tempo, acrescido da curva de resfriamento típica do recozimento (verde).



O processo consiste no aquecimento até temperatura acima da transformação da austenita (linha tracejada preta) e resfriamento lentono próprio forno. A transformação da austenita se dá na parte superior das linhas de início e fim da transformação e, portanto, haverá formação de perlita de menor dureza (o exemplo é para um aço eutético. Para um aço hipoeutético, haverá também ferrita e, para um hipereutético, cementita).

Normalização:
Tem por finalidade regularizar e refinar a estrutura granular de peças forjadas,laminadas ou fundidas. É geralmente usada como tratamento prévio à têmpera, propiciando também menores empenamentos e deformações.
O processo é similar ao recozimento, com a diferença no resfriamento ao ar e não no forno. Assim, ele será mais rápido, conforme curva verde da figura abaixo.



Dependendo do teor de carbono do aço, podem ser formados perlita fina e ferrita, perlita fina e cementita oubainita.

Têmpera:
A principal finalidade é o aumento da dureza e da resistência à tração do aço através da formação da martensita.
O processo se dá pelo aquecimento a uma temperatura acima da temperatura de transformação (linha tracejada preta no gráfico ao lado) e resfriamento rápido em fluidos como óleo ou água, conforme a curva verde, obtendo-se uma estrutura basicamente martensítica, poisa linha de resfriamento não intercepta a linha vermelha indicativa do início da transformação da austenita.
A curva de resfriamento apresentada abaixo é apenas uma aproximação para um volume pequeno de aço. Numa peça real, o resfriamento das partes internas será mais lento que o da superfície. Assim, a linha para as primeiras estará mais deslocada para a direita e as estruturas formadas serãoligeiramente diferentes.



O resfriamento desigual também provoca tensões mecânicas, pois a região superficial se contrai mais rapidamente que o interior. Tais fatores são responsáveis pela tendência de deformações e empenamentos em peças temperadas. Em casos extremos, as tensões internas podem ser tão altas que inutilizam a peça com a formação de trincas, pois a martensita, apesar de dura, temfragilidade maior.

Revenido:
É o tratamento usado para remover os problemas deixados pela têmpera, conforme citado no tópico anterior. Depois de temperada, a peça é aquecida e mantida por algum tempo a uma temperatura, em geral abaixo de 600°C. Ocorre assim, um alívio das tensões internas e mudanças na estrutura da martensita e outras transformações. O resultado é uma redução da dureza(normalmente excessiva após a têmpera) e da fragilidade do aço.
A dureza final diminui com o aumento da temperatura do revenido.

Austêmpera:
Consiste no aquecimento até temperatura acima da de transformação, resfriamento por imersão em um sal fundido a uma temperatura constante entre 300 e 400°C, manutenção nesta temperatura pelo tempo necessário para transformar toda a austenita em bainita, com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tratamento Térmico em aço inox
  • Tratamento Térmico dos aços
  • Tratamento térmicos dos aços
  • Tratamento Térmico dos Aços
  • tratamento termicos do aço
  • Aço 1045
  • Tratamento térmico do Aço
  • Aço, tratamento térmico. Relatório

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!