Tratamento Térmico dos Aços

Páginas: 7 (1666 palavras) Publicado: 4 de fevereiro de 2015



Tratamento Térmico dos Aços

Trabalho realizado pelo aluno Eduardo Ferreira Cecato da 3° turma técnico em manutenção automotiva, para a disciplina de Material de Construção mecânica.






UBERABA
2014


1- Introdução
O objetivo deste trabalho é discutir as propriedades e qualidades dos metais, colocando em tópicos cada um dos metais, sendo eles de 1 a 5: Ferrita,Perlita,Martensita, Austenita e Cementita e suas especialidades; também em tópicos, de 1 a 8 constam os Tipos de Tratamento Termico,sendo eles: Amolecimento, Endurecimento, Recozimento, Normalização, Têmpera, Revenimento, Cementação, Nitretação. As propriedades dos aços dependem, em princípio, da sua estrutura. Os tratamentos térmicos modificam, em maior ou menor escala, a estrutura dos aços ,resultando, em conseqüência na alteração mais ou menos pronunciada, de suas propriedades.Cada uma das estruturas obtidas apresentam seus característicos próprios, que se transferem ao aço, conforme a estrutura ou combinação de estrutura ou combinação de estruturas presentes.Pelo exposto, pode-se perfeitamente avaliar a importância dos tratamentos térmicos, sobretudo nos aços de alto carbono e nos queapresentam também elementos de liga.De fato, se geralmente muitos aços de baixo e médio carbono são usados nas condições típicas do trabalho a quente, isto é, nos estados forjado e laminado, quase todos os aços de alto carbono ou com elementos de liga, são obrigatoriamente submetidos a tratamentos térmicos antes de serem colocados emserviço.A simples enumeração dos objetivos acima evidência claramente aimportância e a necessidade do tratamento térmico no aço.Em geral, a melhora de uma ou mais propriedades, mediante um determinado tratamento térmico, é conseguida com prejuízo de outras.







Diagrama do ferro carbono e principais fases solidas do aço
1-Ferrita Características:
•Estrutura: CCC (atéa temperatura de 912 °C)
•Material ferromagnético a temperaturas inferiores a 768 °C•Densidade: 7,88 g/cm3
•Solubilidade máxima do carbono: 0,002%pC a 727 °C
•Macio e dúctil
2-PERLITA:
Consiste de lamelas alternadas de fase “α”(ferrita) e Fe3C (cementita)FERRITA: lamelas mais espessas e claras CEMENTITA: lamelas mais finas e escuras
•Propriedades mecânicas da perlita: intermediária entre aferrita(mole e dúctil) ecementita(dura e frágil)
3-MARTENSITA:
-É uma solução sólidasupersaturada de carbono (não se forma por difusão)
-Forma de agulhas
-É dura e frágil
-Tem estrutura tetragonal cúbica (é uma fase metaestável, por isso não aparece no diagrama) MARTENSITA REVENIDA:
-É obtida pelo reaquecimento da martensita(fase alfa + cementita)
-A dureza cai
-Os carbonetos precipitam-Forma de agulhas escuras



4-Austenita:
É uma fase sólida não magnética constituídade ferro na estrutura CFC. O ferro possui a propriedade de transformar-se da estrutura CCC (cúbico de corpo centrado, caracteristica da ferrita-α) para a estrutura CFC (cúbico de face centrada, caracteristica principal da austenita-γ). A transformação de cúbico de corpo centrado para cúbico de face centrado pode ocorrer a várias temperaturas, temperaturas as quais são determinadas pelos elementospresentes na liga metalica em questão, por exemplo, essa transformação ocorre a 912°C (1185K) para o ferro puro e a 727°C (1000K) para o aço carbono eutetóide (perlita), ver ligas metálicas. A austenita é o ponto de partida para vários tratamentos térmicos nas ligas de ferro, pois partindo da austenita é possivel a transformação da liga em vários microconstituintes, como por exemplo, a têmpera queconsiste na transformação da austenita em martensita por meio de um rápido resfriamento da peça tratada termicamente.

5-Cementita:
ou carboneto de ferro é um composto químico de fórmula química Fe3C e estrutura em forma de cristal ortorrômbico.[1] Contém 6,67% de carbono e 93,33% de ferro. É um material duro e quebradiço e, [1] apesar de ser comumente classificado como cerâmica em sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tratamento Térmico em Aços
  • Tratamento Térmico em aço inox
  • Tratamento Térmico dos aços
  • Tratamento térmicos dos aços
  • Tratamento Térmico dos Aços
  • tratamento termicos do aço
  • Aço 1045
  • Tratamento térmico do Aço

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!