Tratamento Térmico dos Aços

Páginas: 9 (2194 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2014
Relatório técnico- Tratamento Térmico dos Aços
Objetivos do Tratamento Térmico dos Aços
Tratamento Térmico é um ciclo de aquecimento e resfriamento realizado nos metais com o objetivo de alterar as suas propriedades físicas e mecânicas, sem mudar a forma do produto. O tratamento térmico às vezes acontece inadvertidamente, como “efeito colateral” de um processo de fabricação que causeaquecimento ou resfriamento no metal, como nos casos de soldagem e de forjamento.
O tratamento térmico é normalmente associado com o aumento da resistência do material, mas também pode ser usado para melhorar a usinabilidade, a conformabilidade e restaurar a ductilidade depois de uma operação a frio. Logo, o tratamento térmico é uma operação que pode auxiliar outros processos de manufatura e/ou melhoraro desempenho de produtos, aumentando sua resistência ou alterando outras características desejáveis. Os aços são especialmente adequados para o tratamento térmico, uma vez que:
•respondem satisfatoriamente aos tratamentos, em termos das características desejadas,
•seu uso comercial supera o de todos os demais materiais.
Os aços são tratados para uma das finalidades abaixo:
Amolecimento -(softening) O amolecimento é feito para redução da dureza, remoção de tensões residuais, melhoria da tenacidade, restauração da ductilidade, redução do tamanho do grão ou alteração das propriedades eletromagnéticas do aço.
Restaurar a ductilidade ou remover as tensões residuais é uma operação necessária quando uma grande quantidade de trabalho a frio tenha sido executada (como laminação a frio outrefilação). As principais formas de amolecimento do aço são: recozimento de recristalização, recozimento pleno, recozimento de esferoidização e normalização. Endurecimento – (hardening) O endurecimento dos aços é feito para aumentar a resistência mecânica, a resistência ao desgaste e a resistência à fadiga. O endurecimento é fortemente dependente do teor de carbono do aço. A presença de elementosde liga possibilita o endurecimento de peças de grandes dimensões, o que não seria possível quando do uso de aços comuns ao carbono. Os tratamentos de endurecimento são: têmpera, austêmpera, e martêmpera.
Para aumentar a resistência ao desgaste é suficiente a realização de um endurecimento superficial (que também leva ao aumento da resistência a fadiga). Pode-se assim proceder a uma têmperasuperficial ou a um tratamento termoquímico, que consiste na alteração da composição química da superfície pela difusão de elementos como carbono, nitrogênio e boro. Modificação das Propriedades do Material O tratamento térmico, a rigor, é usado para modificar as propriedades dos materiais. Estes processos modificam o comportamento dos aços de um modo benéfico, de forma a maximizar a vida útil daspartes.
Desenvolvimento teórico
Os tratamentos térmicos modificam, em maior ou menor escala, a estrutura dos aços, resultando, em consequência na alteração mais ou menos pronunciada, de suas propriedades. Cada uma das estruturas obtidas apresenta suas características próprias, que se transferem ao aço, conforme a estrutura ou combinação de estrutura ou combinação de estruturas presentes. Peloexposto, pode-se perfeitamente avaliar a importância dos tratamentos térmicos, sobretudo nos aços de alto carbono e nos que apresentam também elementos de liga.
De fato, se geralmente muitos aços de baixo e médio carbono são usados nas condições típicas do trabalho a quente, isto é, nos estados forjados e laminado, quase todos os aços de alto carbono ou com elementos de liga, são obrigatoriamentesubmetidos a tratamentos térmicos antes de serem colocados em serviço.
A simples enumeração dos objetivos acima evidencia claramente a importância e a necessidade do tratamento térmico no aço. Em geral, a melhora de uma ou mais propriedades, mediante um determinado tratamento térmico, é conseguida com prejuízo de outras.
Por exemplo, o aumento da ductilidade provoca simultaneamente queda nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tratamento Térmico em Aços
  • Tratamento Térmico em aço inox
  • Tratamento Térmico dos aços
  • Tratamento térmicos dos aços
  • tratamento termicos do aço
  • Aço 1045
  • Tratamento térmico do Aço
  • Aço, tratamento térmico. Relatório

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!