Tratamento químico em piscinas

Páginas: 28 (6908 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
INTRODUÇÃO AO TRATAMENTO DA PISCINA

Possuir e cuidar de uma piscina pode custar pouco e consumir menos tempo do que você imagina.
Para manter uma água limpa e cristalina, existem fatores essenciais que precisam ser atendidos, os quais chamados de tratamento físico e tratamento químico.
Ao abordar o tratamento físico, discutiremos assuntos relacionados à limpeza física com acessórios(aspiração remoção de sujeiras com peneiras, limpeza das bordas, entre outros) e à filtração da água.
A correta filtração garante que os produtos químicos adicionados à piscina funcionem de maneira eficaz.
Ao considerar o fator tratamento químico, falaremos sobre o equilíbrio químico e a ação dos produtos químicos na água, como a aplicação do cloro (cloração) e a manutenção da piscina. O equilíbrioquímico da água consiste no ajuste da alcalinidade total e do pH; é essencial para a ação eficaz de todos os produtos necessários ao seu tratamento. A cloração assegura que a piscina fique livre das bactérias, vírus e fungos, entre outros, enquanto que os demais produtos, como os algicidas e os floculantes, servem para eliminar as algas e manter a água da piscina cristalina, respectivamente.
A prevençãoé a melhor solução. É muito importante não abandonar a piscina principalmente no inverno. Tratando-a regularmente, você economizará tempo e dinheiro.
Vale a pena lembrar que tratar corretamente da piscina é mais do que simplesmente acrescentar cloro. Com este manual, você verá que é muito fácil manter a água da piscina saudável e cristalina.



TRATAMENTO FÍSICO


Uma parte importante dotratamento da piscina refere-se ao tratamento físico. Nele abordaremos assuntos relativos à limpeza da área em volta da piscina, suas bordas, superfície, bem como a filtração e o sistema da circulação da água.


LIMPEZA FÍSICA


O primeiro passo é limpar a área ao redor da piscina. É preciso varrer sempre no sentido oposto da piscina. Isso evitará que a sujeira caia dentro da água e,conseqüentemente prejudique seu tratamento, caso ela esteja coberta com capa, eliminar o máximo de água que ficou acumulada em cima da proteção, bem como toda sujeira que se depositou.
Nunca jogar a sujeira acumulada dentro da piscina.
A seguir, limpar as bordas da piscina usando o limpa bordas. Basta colocar o limpa bordas em uma esponja macia e não abrasiva e esfregar as áreas a serem limpas até aremoção da sujeira. Depois é só enxaguar essas áreas com a própria água da piscina.
Não se preocupe com a sujeira que caiu na água devido a esse procedimento; ela será eliminada na filtração.
O limpa bordas é biodegradável e possui pH neutro. É importante lembrar que somente produtos destinados a esse fim devem ser utilizados na limpeza das bordas da piscina.
Quando necessário, escovar as paredesda piscina com acessórios destinados a esse fim. Nunca utilizar palha de aço, escovas metálicas e esponjas abrasivas.

• SISTEMA DE CIRCULAÇÃO

Para podermos entender melhor como funciona uma piscina, demonstraremos abaixo o sistema da circulação da água.

[pic]










• Pré-filtro: Tem a função de reter a sujeira mais grossa no cesto plástico que está dentro da peçaque o envolve.
• Bocal de Sucção [aspiração]: Local onde a mangueira do aspirador deverá ser encaixada.
• Motobomba: Tem a função de puxar a água da piscina pelo ralo de fundo ou pelos bocais de aspiração para o filtro.
• Registros: Peças colocadas nos tubos de PVC que permitem ou não passagem de água.
• Visor: Esta é uma peça importante para operação do filtro, pois atravésdo visor transparente é possível observar se a função “retrolavar” já está finalizada, já que a água deverá passar pelo mesmo.
• Coadeira / Skimmer: Este dispositivo tem por função retirar as impurezas flutuantes da camada superficial da água da piscina, como folhas, insetos, óleos bronzeadores, etc.


- Não esquecer de limpar o Skimmer (ou coadeira), se houver, e o pré-filtro. Para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tratamento de Piscinas
  • Tratamento de piscina
  • tratamento quimico
  • Tratamento de artrode na piscina
  • tratamento de água de piscina
  • Tratamento de agua de piscinas
  • MENINGITE
  • Sistema tratamento de Piscina Rio Maior

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!