tratamento medicamentoso dislipsdemia

261 palavras 2 páginas
Tratamento Medicamentoso – Dislipidemia
Quando o tratamento pela mudança do estilo de vida e alimentação não é suficiente para reduzir a concentração de colesterol aos níveis desejado, se faz uso de fármacos, tendo como primeira opção os pertencentes a classe química das estatinas.
Essas drogas agem inibindo o HMG-CoA redutaze, Enzima que participa na produção do Colesterol, diminuindo dessa forma a produção de LDL.
A atorvastatina auxilia no tratamento controlando as placas ateromatosas, retardando e evitando que as mesmas fechem por completo a luz do vaso, o que impediria a circulação sanguínea.
O tratamento também pode ser realizado através da administração de Ezetimiba, podendo ser usada isoladamente ou em conjunto com estatinas que não apresentaram resultados adequados enquanto sozinhas. A Ezetimiba age reduzindo a absorção de colesterol no intestino.
Outra droga que reduz a absorção de colesterol são os sequestradores de ácidos biliares. Essas resinas ligam-se com os ácidos biliares no intestino, evitando também que lipídeos sejam reabsorvidos. Essas drogas também podem ser usadas junto a estatinas.
Para a diminuição de colesterol na corrente sanguínea são utilizado medicamentos chamados de fibratos. Esses fármacos estimulam a enzima lípase das lipoproteínas, destruindo os VLDL no sangue e liberando os lipídeos para consumo em células musculares.
Apesar de eficientes junto as estatinas, os fibratos são a ultima opção de tratamento por serem tóxicos para o fígado e por ter grande risco de provocar rabdomiólise.
Todos esses fármacos são prescritos por tempo determinados a partir da necessidade individual de cada paciente, visto que existe grande variabilidade de acordo com a resposta a essas drogas.

Relacionados