Tratamento hidrocefalia e atresia de esôfagotratam

1030 palavras 5 páginas
Tratamento: O tratamento da hidrocefalia tem como principal objectivo manter a pressão intraventricular estável sem comprometer o parênquima cerebral.
O tratamento, na maioria dos casos, é cirúrgico com a colocação de um shunt que tem como função drenar o LCR excedente dos ventrículos para o peritoneu da própria criança (derivação ventriculo-peritoneal ou Shunt VP) (HOCKENBERRY, 2006).
Consiste numa intervenção cirúrgica na qual se remove o obstáculo que está a impedir a circulação do LCR e/ou na colocação de um shunt. O shunt é uma válvula conectada a um tubo de plástico que vai permitir a drenagem do LCR excedente da cabeça para o peritoneu (cavidade abdominal).
Esta válvula é colocada na cabeça nos ventrículos cerebrais e controla a pressão dentro do cérebro deixando sair o LCR acumulado e está ligada a um cateter pelo tecido subcutâneo até ao peritônio.
Muitas formas de hidrocefalia podem ser tratadas por neuroendoscopia : através de um furo no crânio, uma câmera de vídeo é introduzida até o ventrículo, a partir dai é possível comunicar o ventrículo com outro espaço intracraniano chamado de cisterna, desta forma o líquor circula mais facilmente e pode tratar a hidrocefalia. A endoscopia tem a vantagem de tratar a hidrocefalia sem que um material estranho tenha de ser colocado dentro do organismo, no entanto, nem sempre é possível utilizar esta técnica. Atresia de esôfago(AE): é uma malformação congênita caracterizada pela interrupção da luz esofágica em um ponto de sua porção torácica.O esôfago se forma à partir de um tubo endodérmico comum ao intestino primitivo e ao broto respiratório que sofre processo de septação, por volta do 21º ao 23º dia de vida intrauterina. Várias teorias foram propostas para explicar as anomalias traqueoesofágicas que ocorrem, geralmente, entre as 4ª e 6ª semanas de vida intra-uterina, todavia, os fatores que as produzem permanecem desconhecidos.
É a causa mais frequente de cirurgia torácica no recém nascido, com uma

Relacionados