TRATAMENTO HEMODIALÍTICO: Impacto na Vida do Portador de Insuficiên

1835 palavras 8 páginas
1.0 INTRODUÇÃO O homem no decorrer de sua vida se torna susceptível a vários fatores estressores que ameaçam seu bem estar, seja ele físico ou psíquico. Na atualidade, com o avanço dos estudos médicos e com o desenvolvimento de técnicas inovadoras está ficando cada vez mais acessível um tratamento qualificado e eficaz, porém muitas vezes estes são apenas paliativos, como no caso das doenças crônicas, não curando, só reduzindo os sintomas e evitando complicações.
Varias doenças surgiram ao longo dos anos e pode-se dizer que algumas delas como, por exemplo, as crônicas possuem uma evolução bastante incerta, requerendo uma difícil adaptação por parte do portador e gerando situações incapacitantes que exigem controle a longo prazo e aceitação das condições crônicas. Estas acometem diversos órgãos do nosso organismo, dentre eles estão os rins que excretam os produtos do metabolismo, regula as concentrações corpóreas de água e eletrólitos, mantém o balanço ácido-basico apropriado, agindo assim como um órgão endócrino.
As doenças renais estão entre as causas mais importantes de morte e incapacidade entre os homens, principalmente a Insuficiência Renal Crônica (IRC) que é considerada um grande problema de saúde pública, porque possui elevadas taxas de morbidade e mortalidade. A mesma resulta da perda irreversível de grande número de néfrons funcionantes. Com freqüência não ocorrem sintomas clínicos graves até que o número de néfrons caia pelo menos para 70% abaixo do normal. (GUYTON e HALL, 2002).
A IRC é resultado da incapacidade dos rins de remover produtos do corpo ou de realizar as funções reguladoras, sendo assim uma doença sistêmica e consistindo na via final comum a várias doenças, tanto do trato urinário como também do sistema cardiovascular e endócrino.
Algumas causas da insuficiência renal crônica são: rins policísticos (grandes e numerosos cistos crescem nos rins, destruindo-os), piolonefrite (infecções urinárias repetidas devido à presença de

Relacionados

  • Doença renal crônica
    6521 palavras | 27 páginas