TRATAMENTO FISIOTER PICO DA INCONTIN NCIA URIN RIA

845 palavras 4 páginas
TRATAMENTO FISIOTERÁPICO DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA

A incontinência urinária é a perda involuntária da urina, pela uretra, que é um conduto que vai da bexiga ao meato urinário, o que permite o escoamento da urina, sabendo que a fraqueza do músculo do assoalho pélvico e consequentemente do períneo, é contribuinte para a incontinência urinária. A incontinência urinária é mais frequente em mulheres e abrange hoje no Brasil cerca de 13 milhões delas, com diferentes tipos e formas da doença. O tratamento fisioterápico, da IU , é de suma importância, pois permite o fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico, consequente que o períneo irá se fortalecer, o que irá fazer com que não tenha o escoamento da perda involuntária da urina.
As sessões de fisioterapia em IU podem e devem ser realizadas todos os dias, mas caso não seja viável para o paciente, ele pode fazer de 2 a 3 vezes na semana, com orientação do fisioterapeuta, o paciente fará exercícios para o fortalecimento dos músculos de Kengel, contração e descontração desses músculos pélvicos, restaurando o tônus muscular e a força do músculo. A fisioterapia bem como um todo, vem para ajudar em todas as formas, sendo em prevenção da IU, controle da IU e manutenção da IU, visando um bem estar e uma vida melhor as mulheres, que são as mais acometidas neste caso.

Os tratamentos fisioterápicos da IU são:

- Exercícios de Contração Muscular Simples (Ganho de Força): 10 contrações máximas, com 8 segundos de intervalo entre cada uma.
- Respirar lenta e profundamente
- Contrair fortemente o músculo do assoalho pélvico (MAP), com toda a força possível, segurando essa contração por 2 segundos.
- Relaxar a MAP, descansar por 8 segundos.
- Repetir os passos 1,2 e 3 por até 3 vezes
- Exercícios Com Cones Vaginais (Ganho de Forca e Resistência) c Acessórios:
- Por questões de higiene o cone deve ser utilizado com um preservativo não lubrificado (comprado em qualquer farmácia). O uso de lubrificantes no cone aumenta o

Relacionados