TRATAMENTO FARMACOL GICO DA OBESIDADE

1673 palavras 7 páginas
Acadêmicos:

Ana Carolina Andreia Marques Camila Cabral Rafael Araújo Thawana Castro

TRATAMENTO FARMACOLÓGICO DA OBESIDADE

Trabalho apresentado para composição de nota da disciplina Bioquímica, do curso de Biomedicina da Faculdade Promove de Brasília.
Professora: Érica Soares

BRASÍLIA,
NOVEMBRO DE 2013
INTRODUÇÃO

A obesidade é uma doença considerada como epidemia global. Há casos que precisam de acompanhamento médico e de uma dieta rigorosa. Nesses casos, a perda de peso se dá com remédios como a sibutramina, que promete inibir a fome. Ai entra a questão, será que essas drogas resolvem o problema sem qualquer contra indicação?
A ANVISA quer retirar do mercado os inibidores de apetite. Segundo a entidade, nenhuma pesquisa conseguiu comprovar a eficácia desses medicamentos. Países da Europa e Estados Unidos já proibiram a venda.
Os estudos da ANVISA mostraram que nenhum paciente conseguiu perder mais que 10% do seu peso total com o uso dos remédios, então, os riscos seriam maiores que os benefícios. Com o efeito colateral, há relatos de psicose, depressão e até suicídios relacionados ao uso das medicações. Ainda assim é possível comprar inibidores de apetite com receita medica, pois muitos pacientes dependem da sibutramina para controlarem o apetite e o peso.

O QUE É OBESIDADE?

A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo excessivo de calorias na alimentação, superior ao valor usado pelo organismo para a sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. Ou seja: a obesidade acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente. Ela é determinada pelo Índice de Massa Corporal (IMC) que é calculado dividindo-se o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros). O resultado revela se o peso está dentro da faixa ideal, abaixo ou acima do desejado - revelando sobrepeso ou obesidade.
Cálculo do IMC:
IMC = peso (kg) / altura (m) x altura (m)
Exemplo:

Relacionados

  • estudante
    63920 palavras | 256 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • resumo de farmacologia
    93026 palavras | 373 páginas