TRATAMENTO DE C ES COM DISPLASIA COMP Hellip

1430 palavras 6 páginas
APROFUNDAMENTO DO ACETÁBULO NO TRATAMENTO DE DISPLASIA COXOFEMORAL GRAVE EM CÃES

INTRODUÇÃO
Displasia é o desenvolvimento anormal da articulação coxofemoral. Se manifesta com vários graus de frouxidão de tecidos moles adjacentes à cabeça femoral e acetábulo, instabilidade, mal formação e doença degenerativa articular (DDA). É uma doença poligênica quantitativa, influenciada por fatores genéticos e caracterizada por classes fenotípicas bem definidas que inclui indivíduos normais e afetados com diferentes graus de gravidade. Assim, alguns cães podem apresentar genes relacionados com HD sem apresentar a doença. A HD geralmente se manifesta com dor, que afeta principalmente cães grandes e de raças gigantes. Clinicamente, cães displásicos podem não apresentar sinais de dor. Osteoartrose é a manifestação fenotípica mais comum da HD que afeta cães adultos com sinais clínicos como tontura, o animal manca após um vigoroso e prolongado exercício, crepitação articular e movimento articular limitado.
O diagnóstico de HD é baseada na história clínica, exames e achados radiológicos. Atualmente a radiografia é o único método disponível para conclusivamente demonstrar a presença ou ausência de mudanças anatômicas associadas com a doença. No entanto, uma pelve radiograficamente normal não exclui a possibilidade de que a HD poderia ser transmitido ao filhote de um cão normal. Existem diferentes tipos de tratamento para HD, porém depende da idade, grau de degeneração articular, e condições financeiras do proprietário. Embora vários tratamentos tenham sido descritos, nenhum deles pode proporcionar uma restauração total de uma articulação displásica, assim, ainda há uma necessidade de uma terapia ideal.
O tratamento conservador é recomendado apenas para cães ligeiramente afetados por HD ou cães jovens. Esta terapia consiste em aliviar a dor, e consequentemente melhorar os sinais clínicos. Quando a terapia não é eficaz, o tratamento cirúrgico é recomendado. Uma grande variedade de

Relacionados