Tratamento de vestibulopatias através do uso da bola suíça: fundamentos e perspectivas

1635 palavras 7 páginas
Resumo:

O uso dos exercícios de reabilitação em pacientes com vestibulopatias (desordens vestibulares) começou com Cawthorne e Cooksey, em 1940. Porém, somente hoje em dia a reabilitação vestibular está se tornando parte do tratamento de tais pacientes. Estudos recentes têm documentado a eficácia do tratamento em uma variedade de vestibulopatias. O principal objetivo da R.V. é diminuir o desequilíbrio e aumentar a estabilidade do paciente. O uso da bola suíça é indicado para diversos distúrbios de equilíbrio, sendo assim, acredita-se que o uso desta ferramenta pode beneficiar e muito as pessoas com vestibulopatias, adaptando muito dos exercícios da R.V. para a bola, proporcionando exercícios diferentes mas com os mesmos objetivos, e acredita-se que com a mesma eficácia.

1. Introdução

Vários são os tipos de tratamento para os sinais e sintomas dos distúrbios de equilíbrio, dentre os mais conhecidos destacam-se os medicamentosos e os cirúrgicos. Atualmente, a reabilitação vestibular também tem sido utilizada com maior freqüência na terapêutica de vestibulopatias (BERGAMO et al, 1999).

A reabilitação vestibular (RV) procura restabelecer o equilíbrio por meio de estimulação e aceleração dos mecanismos naturais de compensação, induzindo o paciente a realizar o mais perfeitamente possível os movimentos que estava acostumado a fazer antes de surgir a tontura (GANANÇA et al, 1999 ). Este termo significa um trabalho não apenas com o sistema vestibular mas com inúmeras estruturas que fazem parte do nosso sistema de equilíbrio. É uma opção de tratamento para pacientes portadores de distúrbios vestibulares que envolve estimulações visuais, proprioceptivas e vestibulares (BENTO; MINITI; MARONE, 1998).

O uso de exercícios para o tratamento de indivíduos com doenças vestibulares começou na década de 1940 quando Cawthorne (otorrinolaringologista) e Cooksey (fisioterapeuta) introduziram exercícios físicos no tratamento de pacientes com doença de Ménière que haviam

Relacionados

  • A avaliação fisioterápica do paciente com alterações vestibulares
    2543 palavras | 11 páginas