Tratamento de Efluentes Líquidos na Mineração

Páginas: 14 (3371 palavras) Publicado: 10 de setembro de 2013
TRATAMENTO E REDUÇÃO DE EFLUENTES LÍQUIDOS NA MINERAÇÃO: INOVAÇÕES, TECNOLOGIAS E BENEFÍCIOS GERADOS

Amanda Martins Lacerda; Camila Pires Pereira de Moraes; Maria Isabel Pessoa; Meliane Moura e Meira da Silva; Thalita Daniela Silva; Zélia Cristina Martins da Silva.
Prof. Dra. Ivana Silva Lula - Orientador
Curso de Engenharia Química, Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH, BeloHorizonte, MG.

amandinha_x17@hotmail.com; camila@dinfo.pcivil.mg.gov.br; mariaisabelpessoa13@gmail.com; melianemms@gmail.com; thalitadani@gmail.com; zelinhacms@gmail.com.

Resumo: Será apresentado no projeto tratamento e redução de efluentes líquidos na mineração, algumas inovações e tecnologias empregadas nos últimos anos no ramo da mineração para se tratar, reaproveitar e desenvolver formasde reduzir o volume dos efluentes líquidos gerados ao longo do processo mineral e os benefícios para as empresas que se preocupam e investem neste processo. Serão mostrados ainda, como os efluentes líquidos são gerados na mineração e as etapas primária, secundária e terciária de tratamentos, além de reforçar a importância de investimentos em novas tecnologias utilizadas para redução do volume deefluentes do processo atendendo aos requisitos legais e focando na produção de forma sustentável, com o objetivo de se agregar mais valor e qualidade ao produto final, defendendo a proposta que o tratamento de efluentes líquidos na mineração deixa de ser somente mais um item de atendimento legal e passa a ser uma questão social, ligada a imagem das empresas e de competitividade comercial.Palavras-chave: Efluentes. Mineração. Sustentável.
____________________________________________________________________________
1 Introdução
Inerente ao processo de mineração, a geração de efluentes líquidos durante o processo industrial, requer a identificação de formas mais eficazes, inovadoras e economicamente viáveis para se tratar e reduzir o volume destes, evitando assim, prejuízos ao meioambiente, ao homem e as empresas do ramo mineral de modo geral. A pesquisa desenvolvida apresentará tais inovações e também as técnicas de tratamento existentes, tornando-a extremamente relevante para comprovação do quanto é positivo o desenvolvimento e aplicações destas inovações e tecnologias, levando em conta o atual foco na sustentabilidade e a necessidade de uma empresa mais competitiva, agregandovalor aos seus produtos e sendo mais bem vista pelo mercado.
2 A geração de Efluentes Líquidos na Mineração

O empreendimento minerário destaca-se, dentre todos os outros setores usuários de água, pela sua significativa interação com os recursos hídricos superficiais e subterrâneos (Figura 1). A água é um importante insumo no âmbito da mineração e destaca-se por sua relativa disponibilidadee suas características químicas e físicas peculiares como, por exemplo, ponto de fusão e ebulição. Sendo assim, sua disponibilidade é um dos requisitos básicos no processamento mineral. Nesse contexto, cada vez mais se estuda formas de se reutilizar, reciclar e recircular a água com ações voltadas para a sustentabilidade do processo, uma vez que a escassez hídrica, local ou regional, a necessidadede se cumprir os mandamentos legais da gestão de recursos hídricos e o custo de pagamento pelo uso da água influem diretamente na produção minerária.


Figura 1. Fluxograma simplificado do uso da água na mineração de ferro.
FONTE: Gestão de Recursos Hídricos na Mineração, (IBRAM, 2006)

Para se ter uma ideia, uma das maiores mineradoras do mundo e a maior do Brasil gera cerca de100.000.000.000 L (cem bilhões de litros) de efluentes líquidos durante o ano como se pode ver no gráfico 1.

Gráfico 1 - Volume total de efluentes líquidos gerados por tipo (bilhões de litros)
FONTE: Relatório de Sustentabilidade Vale, (VALE, 2011)
2.1 Principais Etapas de Tratamento de Efluentes Líquidos na Mineração

O monitoramento e o aumento da quantidade de água recirculada, tornou-se uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tratamento de efluentes liquidos industriais
  • Tratamento de efluentes liquidos
  • Tratamento de efluentes líquidos de galvanoplastia
  • Laboratorio de Tratamento de Agua e Efluentes liquidos
  • SISTEMAS DE TRATAMENTO DE EFLUENTES LÍQUIDOS NAS INDÚSTRIAS
  • Tratamento de efluentes liquidos em usinas nucleares
  • Petróleo e gás na refinaria de tratamento de efluentes líquidos.
  • Gestão do tratamento de efluentes líquidos lixiviados de aterros sanitários

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!