Tratamento de efluente

Páginas: 6 (1462 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ANÁPOLIS

CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA

CEP ANÁPOLIS

CEP ANÁPOLIS

CEP ANÁPOLIS

CEP ANÁPOLIS

ORIENTADORA:
CEP ANÁPOLIS

Centro de Educação Profissional de Anápolis - CEPA
Viela VP4D Quadra 8A Módulos 3 à 6 - Anápolis – GO – DAIA.
CEP: 75132-105
Email: cepeduc@cepeduc.com
Telefone (s): 3324-2876/3324-2877/3324-2878
Site: www.cepeduc.comESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

Centro de Educação Profissional de Anápolis
Anápolis, 10 de fevereiro de 2013.
Curso: Técnico em Química

Sumário

Introdução 4
Desenvolvimento 5
Conclusão 8
Referências Bibliográficas 9

1.Introdução

O tratamento de esgotos consiste na remoção de poluentes e o método a ser utilizado depende das característicasfísicas, químicas e biológicas. Basicamente, uma estação de tratamento, tem a finalidade de promover um tratamento dos esgotos, tornando-os condições de serem lançados aos rios, riachos, lagos ou ao mar.
SegundoVON SPERLING,esgoto é o termo usado para as águas que, após a utilização humana, apresentam as suas características naturais alteradas. Conforme o uso predominante: comercial, industrial oudoméstico essas águas apresentarão características diferentes e são enericamente designadas de esgoto, ou águas servidas.
Esgoto, efluente ou águas servidas são todos os resíduos líquidos provenientes de indústrias e domicílios e que necessitam de tratamento adequado para que sejam removidas as impurezas e assim possam ser devolvidos à natureza sem causar danos ambientais e à saúde humana.Geralmente a própria natureza possui a capacidade de decompor a matéria orgânica presente nos rios, lagos e no mar. No entanto, no caso dos efluentes essa matéria é em grande quantidade,exigindo um tratamento mais eficaz em uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que, basicamente, reproduz a ação da natureza de maneira mais rápida.

2. Desenvolvimento

2.1.ESGOTO

COSTA JUNIOR explica que, aágua após ser eliminada dos diversos usos a que se destina, tais como banho, lavagem das mãos, roupa, louça e carros, uso sanitário, produção industrial etc passa a ser denominada de esgoto ou efluente. Este é composto por 99,9 % de água, 0,1% de sólidos e inúmeros organismos vivos, tais como bactérias, vírus, vermes e protozoários, os quais são liberados junto com os dejetos humanos.
O tratamentodos esgotos é a remoção física, química ou biológica dos poluentes e microrganismos de forma a atender aos padrões de saúde e qualidade ambiental definidos na Resolução CONAMA nº 357/2005(COSTA JUNIOR,2013).
A seriedade em se tratar o esgoto é muito grande, pois é dele que sai a água que é reutilizada pela população humana.O tratamento dos efluentes pode variar muito dependendo do tipo deefluente tratado e da classificação do corpo de água que irá receber esse efluente.
O esgoto industrial costuma ser mais difícil e caro de tratar devido à grande quantidade de produtos químicos presentes. Os esgotos são encaminhados a ETE onde, inicialmente, são retiradas as impurezas mais grosseiras (sólidos, gorduras e areia), para depois, ser removida a matéria orgânica completando-se otratamento, eventualmente, com a adição de cloro, para que ocorra a desinfecção da água.
Os efluentes são lançados, então, por um emissário, ao seu destino final, com um elevado índice de purificação. O esgoto não tratado pode prejudicar o meio ambiente e a saúde das pessoas. A solução é um sistema adequado de saneamento básico que pode ou não incluir uma Estação de Tratamento de Águas Residuais.
DAEMONrelata que no Brasil, apenas 49% do esgoto produzido é coletado por meio de rede, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Destes, somente 10% do esgoto são tratados. As regiões metropolitanas e grandes cidades possuem extensos volumes de esgoto que é despejado sem tratamento nos rios e mares, desta forma, o resultado é a poluição das águas.
No Brasil, ainda...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tratamento de Efluentes
  • Tratamento de Efluentes
  • Tratamento de efluentes
  • Tratamento efluentes
  • Tratamento efluentes
  • Tratamento de efluentes
  • Tratamento de efluentes
  • tratamento de efluentes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!