Tratamento de água de abastecimento público por sistema de separação por membrana de ultrafiltração: estudo de cado na eta abv (são paulo, sp)

Páginas: 16 (3791 palavras) Publicado: 11 de setembro de 2011
THIAGO FORTEZA DE OLIVEIRA

TRATAMENTO DE ÁGUA PARA ABASTECIMENTO PÚBLICO POR SISTEMA DE SEPARAÇAO POR MEMBRANA DE ULTRAFILTRAÇÃO: ESTUDO DE CASO NA ETA ALTO DA BOA VISTA (SÃO PAULO, SP)

São Paulo 2010

THIAGO FORTEZA DE OLIVEIRA

TRATAMENTO DE ÁGUA PARA ABASTECIMENTO PÚBLICO POR SISTEMA DE SEPARAÇAO POR MEMBRANA DE ULTRAFILTRAÇÃO: ESTUDO DE CASO NA ETA ALTO DA BOA VISTA (SÃO PAULO,SP)

Dissertação

apresentada

à

Escola

Politécnica da Universidade de São Paulo para obtenção do título de Mestre em Engenharia.

São Paulo 2010

THIAGO FORTEZA DE OLIVEIRA

TRATAMENTO DE ÁGUA PARA ABASTECIMENTO PÚBLICO POR SISTEMA DE SEPARAÇAO POR MEMBRANA DE ULTRAFILTRAÇÃO: ESTUDO DE CASO NA ETA ALTO DA BOA VISTA (SÃO PAULO, SP)

Dissertação

apresentada

à

EscolaPolitécnica da Universidade de São Paulo para obtenção do título de Mestre em Engenharia. Área de Concentração: Engenharia Civil Orientador: Prof. Dr. José Carlos Mierzwa

São Paulo 2010

FICHA CATALOGRÁFICA

Oliveira, Thiago Forteza de Tratamento de água de abastecimento público por sistema de separação por membrana de ultrafiltração: estudo de caso na ETA Alto da Boa Vista (São Paulo-SP)/ T.F. de Oliveira. -- ed.rev. -- São Paulo, 2010. 95 p. Dissertação (Mestrado) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária. 1. Tratamento de água 2. Ultrafiltração I. Universidade de São Paulo. Escola Politécnica. Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária II. t.

AGRADECIMENTOS
Primeiramente a General Water S/A, pelaoportunidade de trabalho na área de Saneamento possibilitando minha atuação profissional concomitante à realização dos estudos e trabalhos necessários para conclusão da presente dissertação. Principalmente ao Geólogo Sérgio Francisco Pontremolez (vice-presidente), um líder motivador e incentivador na minha carreira, ao Eng. Reinaldo Fischer (presidente), Eng. Ricardo Ferraz (diretor comercial) e aosgeólogos Edson Benedito de Carvalho Lança (diretor de implantação) e Sérgio Luiz Oliva Nascimento (diretor de operações), pessoas com quem há quase 7 anos aprendo a ser profissional levando a sério a prática do Saneamento. A Universidade Federal de Itajubá pelo pioneirismo na criação do primeiro curso de graduação em engenharia hídrica do Brasil, pelo qual sou graduado pela segunda turma (12/2003). AoProf. Dr. Francisco A. Dupas que me deu ensinamentos sobre o desenvolvimento do trabalho científico durante as orientações de minha iniciação científica e trabalho de diploma na graduação, os quais foram muito úteis para o desenvolvimento da parte escrita da presente dissertação. A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, principalmente ao Prof. Dr. José Carlos Mierzwa, pela orientação eoportunidade de desenvolvimento da pesquisa que alia teoria e prática proporcionando grande avanço no entendimento do funcionamento e das potencialidades dos processos de separação por membranas para o tratamento de águas. A amizade e colaboração na realização dos trabalhos de campo do doutorando Alexandre Alves de Oliveira e do Eng. MSc. Maurício Cabral do Centro Internacional de Referência emReúso da Água. A Cláudia Nakamoto, pesquisadora de iniciação científica e aluna de graduação em Engenharia Ambiental da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, pelo apoio na execução das análises de água. A Deus e a todos os meus familiares, amigos, colegas de trabalho e demais entes queridos que torceram por mim nessa empreitada.

RESUMO

Os processos de separação por membranas,especialmente a microfiltração e a ultrafiltração, são tecnologias emergentes para o tratamento de águas de abastecimento pela possibilidade de obtenção de águas com melhor qualidade em estações de tratamento mais compactas, de fácil automação, com menor geração de lodo e custo competitivo em relação ao sistema convencional de tratamento. A presente pesquisa avaliou o desempenho do processo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Crise no Sistema de Abastecimento de Água em São Paulo
  • Tratamento de Águas de Abastecimento Público
  • Sistemas de Abastecimento e de Tratamento de Água
  • Sistema de Tratamento e Abastecimento de Agua
  • Sistemas de Abastecimento Público de Água
  • PROCESSOS DE TRATAMENTO DE ÁGUA PARA ABASTECIMENTO PÚBLICO
  • ALGAS E SEUS IMPACTOS EM SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ÁGUAS PARA ABASTECIMENTO: ESTUDO DE CASO...
  • QUANTIFICAÇÃO DO LODO DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE SÃO PAULO/SP

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!