Tratamento da informação e indicadores sociais

Páginas: 19 (4531 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como propósito a utilização dos indicadores sociais obtidos junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na proposição de alternativas de intervenção no campo social. A realidade social será analisada por meio de indicadores como educação, saúde, renda, trabalho e mobilidade social, por exemplo, através destas informações poderemos relacionar arealidade como contexto de atuação e intervenção.
A partir de indicadores sociais divulgados pelo IBGE para o ano de 2010, formulamos uma análise sobre a construção da política publica a partir dos indicadores sociais. Também foi feita a analise do município de Dourados, que serviu de base para a análise de indicadores sociais, onde indicamos qual o sei IDH e as características gerais do local,como população, aspectos geográficos, renda, atividade econômica, responsabilidade social e educação.



















Definições de Políticas Públicas

Política pública é definida como um conjunto de ações desencadeadas pelo Estado, no Brasil, nas escalas federal, estadual e municipal, com vistas ao atendimento a determinados setores da sociedade civil. Estas podem serdesenvolvidas em parcerias com organizações não governamentais e com a iniciativa privada.Um exemplo de política pública é a questão das mudanças climáticas, por exemplo, é dever do Estado indicar alternativas que diminuam as consequências que elas trarão à população do Brasil, em especial para a mais pobre, que será mais atingida.
Alguns tipos de políticas públicas são: industrial, agrícola emonetária, assistência social; institucional e educacional. As arenas nas quais as mesmas encontram-se distribuídas são: distributivas, redistributivas, regulatórias, constitutivas e arena da saúde.As políticas públicas apresentam relevante papel no desenvolvimento local e em alguns casos, na transformação da realidade populacional.
Políticas públicas são diretrizes, princípios norteadores de ação dopoder público; regras e procedimentos para as relações entre poder público e sociedade, mediações entre atores da sociedade e do Estado. São, nesse caso, políticas explicitadas, sistematizadas ou formuladas em documentos (leis, programas, linhas de financiamentos) que orientam ações que normalmente envolvem aplicações de recursos públicos. Nem sempre porém, há compatibilidade entre as intervençõese declarações de vontade e as ações desenvolvidas.
As políticas públicas visam responder a demandas, principalmente dos setores marginalizados da sociedade, considerados como vulneráveis. Essas demandas são interpretadas por aqueles que ocupam o poder, mas influenciadas por uma agenda que se cria na sociedade civil através da pressão e mobilização social. Visam ampliar e efetivar direitos decidadania, também gestados nas lutas sociais e que passam a ser reconhecidos institucionalmente.

Crianças e Adolescentes
Reúne informações sobre as condições socioeconômicas das crianças, adolescentes e jovens no Brasil, a partir dos resultados obtidos, principalmente, na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 1997, e de dados oriundos do Ministério da Saúde.
Abrange os temas saúde,educação e trabalho, enfatizando as principais causas de mortalidade, comportamento reprodutivo das mulheres na adolescência, características da escolarização e condição de atividade desse grupo populacional, entre outros aspectos.
Relata, ainda, experiências alternativas desenvolvidas no norte do país, ilustrando a importância da criação de oportunidades para que os jovens encontrem suas própriasformas de expressão e comunicação em seu local de origem.
A publicação trata, em especial, de estatísticas referentes ao grupo 15 a 19 anos de idade, em razão de sua importância social e cultural no conjunto da sociedade.

Educação e Trabalho
Esta publicação divulga informações que permitem a compreensão das atuais tendências do mercado de trabalho, a partir de questões como a formação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tratamento da informação e indicadores sociais
  • tratamento da informação e indicadores sociais
  • Tratamento da Informação e Indicadores Sociais
  • Tratamento da Informação e Indicadores Sociais
  • Tratamento da Informação e Indicadores Sociais
  • Tratamento da Informação e Indicadores Sociais
  • Tratamento da informação e indicadores sociais
  • Tratamento da informação e indicadores sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!