Tratamento da doença de parkinson

Páginas: 12 (2841 palavras) Publicado: 24 de maio de 2013
Carolina Bernal Luís Leão Paulo Junqueira

CASO CLÍNICO:
Homem branco com 68 anos, em acompanhamento para Doença de Parkinson(DP) há 10 anos. Apresenta crises de alucinações auditivas e visuais nos últimos 3 meses. Selegilina e todos os medicamentos com propriedades anticolinérgicas foram suspensos. A dose de carbidopa/levodopa foi diminuída para dois comprimidos a cada quatro horas enquantoacordado. Doses menores resultaram em reescalada do Parkinson. Foram prescritas: primeiramente, risperidona, e em seguida olanzapina, para tentar aliviar os sintomas psícoticos do paciente, mas houve piora do Parkinson.

DEFINIÇÃO:
A Doença ocorre pela perda de neurônios do SNC em uma região conhecida como substância negra (ou nigra). Os neurônios dessa região sintetizam o neurotransmissordopamina, cuja diminuição nessa área provoca sintomas principalmente motores.

OS GRUPOS DE FÁRMACOS ANTIPARKINSONIANOS: Tratamento Sintomático e Neuroproteção:
 Anticolinérgicos Centrais;

 Fármacos que aumentam os níveis cerebrais de

DOPAMINA;  Agonistas da DOPAMINA;  Fármacos que aumentam indiretamente a liberação da DOPAMINA

Anticolinérgicos:
 A acetilcolina, quando está emgrande concentração

ligada aos receptores muscarínicos, exerce efeito inibitório sobre os terminais nervosos dopaminérgicos.  O anticolinérgico vai “bloquear essa inibição”.

Anticolinérgicos:
 Pouco utilizados, exceto nos pacientes parkinsonianos que recebem fármacos    



antipsicóticos; Anticolinérgicos são utilizados como terapia inicial, quando o tremor é a manifestaçãopredominante Utilizados em pacientes mais jovens e sem disfunção cognitiva, pois apresentam vários efeitos colaterais, especialmente nos indivíduos idosos. (quedas, déficit cognitivo e delirium) Também utilizados se há presença de tremor refratário a levodopa e/ou a agonistas dopaminérgicos em indivíduos sem contraindicações para o uso dos mesmos; Tendo em vista a maior ocorrência de efeitos adversoscom estes medicamentos, levodopa é o fármaco inicial, especialmente para indivíduos idosos e/ou com algum grau de comprometimento cognitivo, para os quais se deve tentar evitar a administração de anticolinérgicos; O tratamento com anticolinérgico não deve ser interrompido abruptamente devido ao risco de efeito rebote e piora do parkinsonismo.

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas – Doençade Parkinson. Portaria SAS/MS No 228, de 10 de maio de 2010. (Republicada em 27.08.10)

Anticolinérgicos:
 RAM: boca seca, constipação, retenção urinária;

Triexifenidil (ARTANE®)  Esquema de administração: início: 1mg/dia. Adição de 2mg/dia a cada 3-5 dias até atingir 6-10mg.  Farmacocinética: Rapidamente absorvido VO, com pico plasmático após 1,3h;  Meia-vida: 3,7h;  Metabolismoprimeira passagem;  Excreção renal.
Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas – Doença de Parkinson. Portaria SAS/MS No 228, de 10 de maio de 2010. (Republicada em 27.08.10) ARTANE. Cloridrato de triexifenidil. Dr. Eduardo Sérgio Medeiros Magliano. São Paulo: Apsen Farmacêutica S/A. Bula de remédio.

Fármacos que aumentam os níveis cerebrais de DOPAMINA:
 Os níveis de dopamina podem aumentarpor: Maior presença de seu precursor = Levodopa Inibição das enzimas Dopa-Descarboxilase e Catecol-Orto-Metil-Transferase (COMT): Impede a conversão em dopamina na periferia. Diminuição da sua degradação = Inibidor da MAO-B

FERRAZ, H. B. Agonistas Dopaminérgicos no tratamento da Doença de Parkinson. Revista Neurociências v.12 n.4 – out/dez, 2004.

Fármacos que aumentam os níveis cerebraisde DOPAMINA: Levodopa
 A levodopa até hoje é o padrão ouro no tratamento

da DP;  É absorvida no duodeno. A absorção depende do esvaziamento gástrico, do pH do suco gástrico e do tempo de exposição as enzimas gástricas e intestinais, refeições retardam a absorção por competição com aa da dieta;  Pico plasmático: 0,5-2h;  Meia vida: 1-3h;
FERRAZ, H. B. Agonistas Dopaminérgicos no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Levodopa para o tratamento da doença de parkinson
  • A hidroterapia no tratamento de pacientes com doença de parkinson
  • INTRODUÇÃO FISIOTERAPEUTICA NO TRATAMENTO DA DOENÇA DE PARKINSON
  • Pistas visuais no tratamento da doença de parkinson
  • doenca de parkinson
  • Doença de Parkinson
  • Doença de parkinson
  • Parkinson tratamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!