Tratamento da dependência da nicotina

Páginas: 23 (5681 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
Psiquiatria | O tabagismo é a maior causa preveniente de morbidade e de mortalidade em muitos países. O presente artigo tem como objetivo fazer uma revisão dos principais métodos de tratamento da dependência da nicotina, passando pelo uso dos adesivos, chicletes, inaladores e sprays nasais de nicotina, até a utilização de antidepressivos como a bupropiona e a nortriptilina. |
|

Tratamentoda dependência da nicotina
Ronaldo Laranjeira e Analice Gigliotti
    |

|   |
Ronaldo Laranjeira
Uniad (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas), Hospital São Paulo , Unifesp-EPM |   |
Correspondência
Ronaldo Laranjeira
Rua Borges Lagoa, 564 conj. 44
04038-000, São Paulo, SP
Tel./fax: (0xx11) 5579-0640
E-mail: laranjeira@psiquiatria.epm.br |   |
De acordo com a OrganizaçãoMundial da Saúde, três milhões de fumantes morrem por ano de doenças relacionadas com o tabaco.
O tabagismo é a maior causa proveniente de morbidade e de mortalidade em muitos países. Mas a dependência da nicotina é um comportamento tão virulento que embora 70% dos fumantes desejem parar de fumar, apenas 5 % destes conseguem fazê-lo por si mesmos. Isso ocorre porque o comportamento do fumar não apenascausa doenças mas é, ele mesmo, uma doença: a dependência da nicotina.
A visão do comportamento do fumar como dependência de droga causou uma verdadeira revolução nas formas de entendimento e tratamento dos fumantes. Isso foi precipitado pela publicação, em 1988, do Relatório do Cirurgião Geral Koop. Nesse, concluiu-se que o cigarro e outras formas de tabaco geram dependência; que a droga quecausa dependência no tabaco é a nicotina; e que os processos farmacológicos e comportamentais que determinam a dependência ao tabaco são similares àqueles que determinam a dependência de outras drogas como a heroína e a cocaína. Dessa forma, a dependência do cigarro passou a não ser mais vista apenas como um “vício psicológico” mas como uma dependência física que deveria ser tratada como uma doençamédica, nos mesmos moldes do tratamento de outras substâncias que causam dependência.1 Desde então, todo um arsenal terapêutico foi desenvolvido com o objetivo de aliviar os sintomas da síndrome de abstinência da nicotina ou a diminuir a fissura pela mesma.
O presente artigo tem como objetivo fazer uma revisão dos principais métodos de tratamento da dependência da nicotina, passando pelo uso dosadesivos, chicletes, inaladores e sprays nasais de nicotina, até a utilização de antidepressivos como a bupropiona e a nortriptilina. Descreveremos a possibilidade do uso conjunto ou isolado de cada um desses medicamentos, ressaltando que a terapia cognitivo-comportamental de suporte costuma aumentar as taxas de abstinência.
A dependência da nicotina
O 4o Manual Diagnóstico Estatístico daAssociação Psiquiátrica Americana oferece sete critérios para dependência de substâncias psicoativas, que são aplicáveis à nicotina:2
1. usar a substância em quantidades maiores ou por um período de tempo maior do que o pretendido;
2. tentativas ou desejo persistente em reduzir ou parar de usar a substância;
3. gastar muito tempo para obtenção da substância;
4. prejuízo das atividadessociais, ocupacionais ou recreacionais por causa do uso da substância;
5. persistência no uso da substância a despeito do conhecimento de que está causando prejuízo físico ou psicológico;
6. desenvolvimento de tolerância, o que significa que a mesma dose torna-se menos eficaz com o uso continuado;
presença de sintomas de abstinência. No caso da nicotina: irritabilidade, ansiedade,depressão, diminuição da concentração, inquietação, insônia ou hipersônia, aumento de apetite ou de peso, diminuição dos batimentos cardíacos e diminuição da pressão arterial.
Na verdade muitos fumantes parecem usar o tabaco de acordo com um modelo cíclico clássico de dependência de drogas em que inicialmente se busca os efeitos benéficos da nicotina mas o que mantém o indivíduo fumando é o alívio dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise comportamental em um caso de dependência de nicotina
  • TRATAMENTO DE DEPENDENCIA QUIMICA
  • tratamento de dependência química
  • Tratamento da dependência química
  • tratamento de Dependência Química
  • tratamento de dependência química
  • A MUSICOTERAPIA NO TRATAMENTO DO ABUSO E DEPENDENCIA DE SUBTANCIA
  • A importancia da familia no tratamento da dependencia quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!