Tratamento da água

Páginas: 15 (3518 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014








TRATAMENTO DA ÁGUA





















INTRODUÇAO
Este presente trabalho tem como objetivo conhecer o tratamento de água doce, que é proveniente de rios, lagos e poços, e para que seja consumível é necessário processos de Tratamento de Água, desenvolvidos pelo homem para a purificação da mesma, destinada ao consumo humano. O Tratamento de Água tem comofunção, livrar a água de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças. Esse tratamento é realizado nas chamadas Estações de Tratamento de Água Alguns dos procedimentos gerais para o tratamento da água são: floculação, decantação, filtração e cloração.
A água chega imprópria para o consumo na estação de tratamento. Primeiro ela passa por tanques que contém uma solução de cal esulfato de sódio, essas substâncias reagem formando outra substância que é o hidróxido de alumínio, que se deposita arrastando as impurezas sólidas em suspensão na água. Este procedimento é a floculação. Na etapa seguinte, a água vai para um tanque de decantação, onde as partículas que se formaram na floculação estão mais densas que a água e, portanto decantam neste tanque. Então, neste momento,a água já está um pouco mais limpa.
O próximo processo é a filtração, onde a água passa por um filtro com várias camadas de cascalho e areia e carvão ativado. Ao passar por estas camadas, ela vai deixando suas impurezas. Depois de todos estes processos, a água ainda não está purificada, pois inda há microrganismos nela. Então ela deve passar por um depósito que contém cloro. O cloro é umasubstância que é capaz de matar os microrganismos presentes na água, chamamos este processo de cloração. A água está própria para o consumo, pois se encontra purificada, ela fica em depósitos até ser distribuída para a cidade.

















TRATAMENTO DA ÁGUA
O tratamento de água é iniciado nas barragens, através de um serviço de proteção aos mananciais que tem como objetivoprincipal, evitar a poluição da água por detritos. A água pode ser captada de um manancial superficial, que compreende um rio, lago ou nascente ou um manancial subterrâneo como os poços. A qualidade da água bruta, da maneira como é encontrada na natureza, que vai determinar o tipo de tratamento a ser realizado.
A captação
A água é captada por meio de tubos muito grandes chamadas de adutoras e éconduzida até a estação de tratamento. Nas estações de tratamento, a água é purificada. Depois disso, ela é conduzida para outras tubulações que ligam às caixas d água e reservatórios que abastecem a cidade. Todas as cidades precisam ter uma estação de tratamento porque os mananciais vêm com água imprópria para o consumo, muitas vezes contaminada ou poluída.
Estações de tratamento de água
Como aágua dos mananciais pode estar com muitas impurezas, ela deve passar por uma estação de tratamento. Se esta água não for bem tratada pode provocar sérios problemas na saúde da população. Alguns dos procedimentos gerais para o tratamento da água são: floculação, decantação, filtração e cloração.
1. Floculação
Floculação é o processo no qual a água recebe substâncias químicas, como o sulfato dealumínio, sulfato ferroso, entre outras. Este produto faz com que as impurezas da água reajam com a substância química, formando compostos mais pesados, flocos, para serem facilmente removidos no processo seguinte.
2. Decantação
Na decantação, como os flocos de sujeira são mais pesados do que a água, caem e se depositam no fundo do decantador. O período médio de retenção da água nesses tanques é detrês horas.
3. Filtração
Nesta fase, a água passa por várias camadas filtrantes, compostas por areias de granulometria variada, onde ocorre a retenção dos flocos menores que não ficaram na decantação. A água então fica livre das impurezas. Estas três etapas: floculação, decantação e filtração recebem o nome de clarificação. Nesta fase, todas as partículas de impurezas são removidas deixando a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tratamento de agua
  • tratamento da agua
  • Tratamento de Águas
  • O Tratamento da água
  • Tratamento da água
  • tratamento agua
  • tratamento da agua
  • Tratamento de agua

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!