Tratamento cirúrgico das lesões do ligamento cruzado

Páginas: 8 (1789 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2012
TRATAMENTO CIRÚRGICO DAS LESÕES DO LIGAMENTO CRUZADO
Diagnostico
Antes de qualquer cirurgia e feito um diagnostico através da ressonância magnética ou da artroscopia. Por exemplo, se for identificada uma lesão de menisco que seja suturável, está indicada reconstrução do LCA e sutura do menisco. Se o paciente apresentar uma lesão grau III dos colaterais lateral ou medial, está indicada areconstrução do LCA e reparo ou reconstrução do colateral lateral e estruturas póstero laterais, se for o caso. O tratamento cirúrgico do colateral medial não é muito recomendado, por apresentar um alto risco de provocar limitação do arco de movimento.
TÉCNICAS CIRÚRGICAS
 
Bosworth e Bosworth em 1936 descreveram a primeira reconstrução extra-articular com fáscia lata livre. Desde então foram criadasinúmeras técnicas de reconstrução extra-articular, utilizando-se diferentes estruturas anatômicas, algumas delas associadas ao reparo do LCA ou a uma reconstrução intra-articular.
A proposta das reconstruções extra-articulares é a de criar uma estrutura que limite o deslocamento anterior do platô tibial lateral em relação ao fêmur, evitando o movimento que provocamos durante a manobra do jerktest ou pivot shift.
Atualmente alguns autores a realizam em pacientes muito jovens, que ainda apresentam a fise aberta, e nesses casos poderia ser associada ao reparo do LCA. Como procedimento isolado tem resultado duvidoso, e caiu no abandono pela maioria dos ortopedistas.
 
RECONSTRUÇÃO INTRA-ARTICULAR
Hey-Groves, em 1917, publicou o relato de um caso de reconstrução com fáscia lata, que foi aprecursora da moderna técnica intra-articular, e desde então vem ganhando popularidade, sendo hoje a preferida pela maioria dos ortopedistas.
O objetivo da reconstrução intra-articular é substituir o LCA roto por outra estrutura que possua características biomecânicas semelhantes ou superiores às do ligamento original, tentando imitar sua posição original. Os enxertos biológicos disponíveispodem ser de dois tipos: autólogos e homólogos.
 
ENXERTOS AUTÓLOGOS
Os enxertos autólogos mais utilizados na atualidade são, em ordem de popularidade: o terço médio do ligamento (tendão) patelar, os tendões dos músculos isquiotibiais (tendões flexores: semitendíneo e gracilis) e o tendão quadricipital.
 
LIGAMENTO PATELAR:
A grande maioria dos ortopedistas envolvidos com a cirurgia do joelho dápreferência à utilização do enxerto retirado do terço central do ligamento patelar com 8 a 11 mm de largura, junto com um fragmento ósseo de 20 a 25 mm de comprimento, da patela e da tuberosidade anterior da tíbia. Sua vantagem é possibilitar uma fixação mais rígida, através de parafusos de interferência, e sua incorporação se dá através da consolidação dos fragmentos ósseos do enxerto com otecido ósseo dos túneis femoral e tibial. As suas desvantagens se referem principalmente à morbidade da área doadora e enfraquecimento, pelo menos temporário, do ligamento patelar. Está indicado para adultos jovens, principalmente do sexo masculino, com participação em esportes de alta demanda.
 
TENDÕES FLEXORES:
Os tendões dos músculos semitendíneo e gracilis vêm sendo empregados com maisfreqüência que no passado, por apresentar uma morbidade menor em relação à área doadora, e um resultado estético melhor. Sua resistência é semelhante ou superior à do ligamento patelar e os resultados obtidos com os dois enxertos são muito parecidos. Podendo se empregar apenas o tendão do semitendíneo dobrado em três (triplo semitendíneo), ou os dois tendões dobrados em dois (enxerto quádruplo). Aextremidade distal e proximal dos tendões são suturadas com fios inabsorvíveis resistentes imitando a costura de uma bola de baseball e esses fios servem como guias para o enxerto e podem ser utilizados para fixá-lo ao osso. Sua incorporação ocorre de maneira mais lenta e diferente da do ligamento patelar. A cicatrização ocorre entre tecido mole e tecido ósseo do túnel, inicia-se em 6 semanas e após...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lesões do ligamento cruzado anterior
  • Reabilitação de ligamento cruzado anterior
  • Ligamento cruzado anterior
  • Ligamento cruzado anterior
  • rompimento de ligamento cruzado anterior
  • Lesão do ligamento cruzado anterior
  • Lesões do ligamento do juelho
  • tratamento cirurgico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!