Tratados

Páginas: 2 (458 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2013
1º Tratado de Utrecht (1713)
O 1º Tratado de Utrecht foi firmado entre a França (Luís XIV) e Portugal (D. JoãoV). Estabeleceu os limites entre o Brasil e a Guiana Francesa, assegurando onossodomínio sobre o Amapá (ou a Terra do Cabo Norte), tendo como base o rioOiapoque (Vicente Pinzón).
2º Tratado de Utrecht (1715)
Foi firmado entre Portugal e Espanha. A Colônia do Sacramento eradevolvidapela segunda vez a Portugal, porque os espanhóis haviam atacado e retomadoaquela Colônia. Os colonos espanhóis protestaram contra a devolução e fundamMontevidéu, junto à Colônia do Sacramento, provocandonovos choques naregião.
Tratado de Madri (1750)
Foi o mais importante dos Tratados de limites assinados entre portugueses eespanhóis. Estabeleceu a troca da Colônia do Sacramento, que passariaparaEspanha.O brasileiro Alexandre de Gusmão ("Avô dos Diplomatas brasileiros") defendeu oprincípio do "Uti Possidetis" (direito de posse), ou seja estabeleceu que cada umadas nações ficaria com osterritórios que já estivessem em seu poder. Esteprincípio, aceito pela Espanha, beneficiou Portugal que havia ocupado as terras aoeste do Meridiano de Tordesilhas, graças à expansão territorial feitapelosbandeirantes, durante o período da União Ibérica (1580 - 1640), completada peloscriadores de gado e padres missionários.O Tratado de Madri é importante porque dava ao Brasil (salvo pequenasmodificações,como a compra do Acre em 1903), aproximadamente, a sua atualconfiguração geográfica. Os padres jesuítas espanhóis, juntamente com oscomerciantes da região não se conformaram com as decisões doTratado depassar a região dos Sete Povos das Missões para o domínio português:instigaram os índios a uma luta, ocasionando a "Guerra Guaranítica".Como o tratado não foi cumprido, porque os demarcadoressuspenderam ostrabalhos, a Colônia do Sacramento permaneceu com Portugal.
Tratado de Santo Idelfonso (1777)
Antecedentes
Em conseqüência da Guerra dos Sete Anos, na Europa, surgiram hostilidades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tratado
  • tratado
  • Tratados
  • Tratado
  • tratados
  • Tratado
  • Tratado
  • tratado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!