Trasimoco, Giges e Justiça na República

811 palavras 4 páginas
PROVA - QUESTÕES
PLATÃO REPÚBLICA LIVRO I:

1- COMENTE A DEFINIÇÃO DE JUSTIÇA DE TRASÍMACO; "AFIRMO QUE A JUSTIÇA NÃO É OUTRA COISA QUE A CONVENIENCIA DO MAIS FORTE".

Trasímaco, o sofista, afirma que a justiça não é mais do que o interesse do mais fortes, visto que toda a cidade são os mais fortes que governam e fazem as leis , utilizando assim o governo(setor mais forte da sociedade) afirmando que estes governos fazem o justo conforme o seu interesse criando o justo conforme sua conveniência.

Sócrates concorda que a justiça seja uma conveniência porém discorda que seja do mais forte. Mesmo quando o mais forte, ou seja o governador atua conforme seus próprios interesses ele acaba atuando para seus subordinados e nunca para si, visto que a função do governador é atuar para seus subordinados e nunca para si. Ou seja Trasímaco ataca o poder e as leis do estado e não aos governantes.

A figura do governante é comparada ao do médico, pois nenhum médico, na medida em que é médico, deve procurar ou prescrever o que é vantajoso ao próprio médico, mas sim ao doente, pois é o médico governa os corpos, da mesma forma o governante deve procurar o que é melhor para seu povo e não para o próprio.

3- POR QUE, SEGUNDO TRASÍMACO, A VIDA DO INJUSTO É MELHOR DO QUE A DO JUSTO ?

Trasimaco diz na sua tese que o homem justo fica em uma posição de inferioridade em relação com o homem injusto tendo em vista que a injustiça é mais vantajosa que a justiça, logo ele conclui que a vida do injusto é melhor do que a do justo.

Para Trasimaco a pessoa justa não procura exceder o seu semelhante ao passo que a injusta visa justamente o contrario, citando o exemplo do músico(ignorante) que visa passar o músico(sábio), porém sua tese entra em contradição o que revela que o justo deveria se relevar como bom e sábio e o injusto como ignorante e mau, concordando com Sócrates e sua tese “justiça é virtude e sabedoria, e injustiça

Relacionados