traqueostomia

Páginas: 5 (1049 palavras) Publicado: 1 de agosto de 2014
Introdução

A ventilação mecânica é um método de suporte de vida, necessário para a maioria dos
pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo que parte da assistência de enfermagem em UTI está diretamente relacionada ao manuseio dos pacientes com tubo orototraqueal (TOT) e dos ventiladores
artificiais. A intubação endotraqueal é um meio de proporcionar via aéreapermeável para o paciente que não consegue manter por si próprio sua função respiratória. O uso do tubo orotraqueal garante ao paciente ventilação mecânica e a aspiração de secreções provenientes da árvore pulmonar, principalmente em indivíduos que apresentam angústia respiratória.
A intubação orotraqueal é dentre os métodos de intubação, o mais rápido e menos traumático, por oferecer um trajetomais curto para chegar à traquéia e por ser a cavidade oral uma abertura maior para a introdução do tubo. Diante disso, é o método mais frequentemente utilizado, a não ser que o paciente tenha patologia da boca e maxilares.
Não existe limite de tempo definido para manter a intubação orotraqueal do paciente, devendo este período ocorrer a partir da melhora clínica e quando não existir mais anecessidade de manter uma via aérea artificial. Porém, se o paciente necessitar de intubação por mais de 21 dias, torna-se mais indicado que se proceda traqueostomia precoce.
No paciente intubado aumentam os riscos de infecções, uma vez que suas vias áreas ficam extremamente expostas, exigindo cuidados específicos da equipe de enfermagem, não só para a melhora clínica do paciente, mas também, para evitara ocorrência de complicações e iatrogenias.
Dentre as diversas complicações provocadas pelo TOT destacam-se: a compressão das estruturas das vias aéreas, que podem levar a edema; ulceração ou cicatrização com granulomas; fibroses; isquemia; necrose e dilatação da parede traqueal. Estas complicações trazem a possibilidade de extubação acidental, formação de sinusite, diminuição da motricidade eda sensibilidade local, comprometimento da deglutição e disfagias orofaríngeas.
A intubação endotraqueal causa ainda prejuízo às defesas das vias aéreas e a depuração muco-ciliar, o que resulta em descamação das células epiteliais, com possível aderência bacteriana e colonização traqueal. Soma-se a isto, a presença da sonda endotraqueal na cavidade oral, causa dor, desconforto e impossibilita afala do paciente. Esta dificuldade, especificamente, prejudica a comunicação entre enfermeiros e paciente, tornando mais difícil a execução dos cuidados necessários.Do ponto de vista da enfermagem, a implantação do protocolo específico para o manuseio da via aérea irá contribuir significativamente para identificar a ausência ou ineficiência de alguns cuidados, além de possibilitar ações corretivasna assistência de enfermagem, bem como suprir possíveis deficiências curriculares destes profissionais.

TRAQUEOSTOMIA
Uma traqueostomia é um procedimento cirúrgico em que é feita uma abertura para dentro datraquéia. O tubo de demora inserido dentro da traquéia é chamado tubo de traqueostomia. Uma traqueostomia pode ser temporária ou permanente.Uma traqueostomia é empregada para desviar de umaobstrução da via aérea superior, permitir aremoção das secreções traqueobrônquicas, permitir o uso da ventilação mecânica por longo prazo,evitar a aspiração de secreções orais ou gástricas no paciente inconsciente ou paralisado (através dofechamento da traquéia a partir do esôfago) e substituir um tubo endotraqueal. Existem muitosprocessos patológicos e condições de emergência que tornamnecessária uma traqueostomia.

PROCEDIMENTO
O procedimento cirúrgico normalmente é realizado na sala de cirurgia ou em uma unidade de terapiaintensiva, onde a ventilação do paciente pode ser bem controlada e a técnica asséptica ótima podeser mantida. É feita uma abertura cirúrgica no segundo e terceiro anéis traqueais. Depois que atraquéia é exposta, insere-se um tubo de traqueostomia com balão de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Traqueostomia
  • TRAQUEOSTOMIA
  • Traqueostomia
  • Traqueostomia
  • traqueostomia
  • Traqueostomia
  • traqueostomia
  • traqueostomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!