transtutores

1772 palavras 8 páginas
8

-

Transdutores

Um transdut or é um equipamento que converte variações de uma determinada grandeza física em outra. Por exemplo, um transdut or de posição converte variações de movimento em um sinal de saída do tipo elétrico.
Os transdutores de posição são necessários em sistemas de malha fechada pois fornecem o sinal que é retroalimentado à unidade de controle para ser comparado com o sinal de entrada.
A menor unidade de comprimento que separa duas posições que podem ser reconhecidas por um transdutor é chamada de resolução (por exemplo: uma régua com um metro de comprimento com 1000 divisões de um milimetro tem resolução de um milimetro).
Existem diferentes formas de se classificar os transdutores de posição:

. linear ou rotativo
. analógico ou digital
. absoluto, incremental ou incremental-absoluto

. princípio de operação
8.1 - Transdutores lineares e rotativos
Transdutores lineares medem o movimento real da mesa ou carro porque se deslocam junto com estes (medida direta) e somente se movimentam quando estes se movimentam.
Por esta razão os transdutores lineares fornecem resultados mais precisos do que os transdutores rotativos mas tendem a ser mais caros devido ao seu maior tamanho. Para se usar transdutores rotativos para medir movimentos lineares é necessário converter o movimento linear em rot ativo.
Uma técnica usada é montar o transdutor rotativo no parafuso que movimenta a mesa (medida indireta), desta forma o elemento de medida do transdutor terá dado uma volta completa quando a mesa se mover de uma distância igual ao passo do parafuso. Se o eixo no qual o transdutor está montado permitir deformações de torção a um nível elevado então o movimento medido será diferente do real.
Uma técnica alternativa é usar uma transmissão do tipo pinhão-cremalheira, sendo a cremalheira montada na lateral da mesa e o transdutor no mesmo eixo do pinhão (medida semidiret a). Neste caso engrenagens especiais devem ser usadas
para

Relacionados

  • sugestao filmes curso
    13486 palavras | 54 páginas