Transtornos Sexuas e pedofilia

2383 palavras 10 páginas
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO
CURSO DE DIREITO

TRANSTORNOS RELACIONADOS À SEXUALIDADE E A PEDOFILÍA

CANOINHAS
2014

TRANSTORNOS RELACIONADOS À SEXUALIDADE E A PEDOFILIA

Trabalho elaborado a partir do tema, Transtornos Relacionados à Sexualidade e a Pedofilia da disciplina de Psicologia Jurídica, do curso de direito da Universidade do Contestado, Campus Canoinhas.

CANOINHAS
2014
Introdução

Hercules (2008); Trindade, Jorge (2012) identificam como parafilias que são “caracterizadas por anseios, fantasias ou comportamentos sexuais, manifestados de modo intenso e recorrente, que envolvem objetos, atividades ou situações incomuns e causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo”.

O termo parafilia, segundo o Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais, da American Psychiatric Association, 4ª. edição revisada (DSM-IV-TR) (2000), vem substituindo com vantagem o antigo termo perversão, carregado de acepções não-científicas, como corrupção, desmoralização, degradação, e que, pela proximidade com perversidade, sinônimo de crueldade, adquiriu uma tonalidade depreciativa que não tem lugar no pensamento psiquiátrico. Parafilia (do grego pará = ao lado de, funcionamento desordenado ou anormal, oposição + philos = amante, que tem afinidade, atraído por) expressa melhor o sentido original psicanalítico, que é, segundo Laplanche (1998), o de "desvio em relação ao ato sexual normal, definido este como coito que visa à obtenção do orgasmo por penetração genital, com uma pessoa do sexo oposto".

Desenvolvimento
Exibicionismo

O foco parafílico no Exibicionismo envolve a exposição dos próprios genitais a um estranho. Às vezes o indivíduo se masturba durante a exposição (ou enquanto fantasia que se expõe). Se o indivíduo age sob

Relacionados

  • TRANSTORNOS DA SEXUALIDADE
    1830 palavras | 8 páginas
  • Repressão à prática da pedofilia na internet
    17797 palavras | 72 páginas
  • Portifólio Saúde na escola Curso Ética valores e Cidadania
    5125 palavras | 21 páginas
  • Direito Penal Parte Geral E Especial NUCCI
    411978 palavras | 1648 páginas