Transtornos Ovarianos

Páginas: 23 (5514 palavras) Publicado: 29 de maio de 2014
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA – UNOESC


ALINNE APARECIDA ZANCHET
ANDRÉIA CRISTINA TOMÉ
JESIKA GIARETTON
MARCELA DINÁ PIAZZA






TRANSTORNOS OVARIANOS – CISTOS FOLICULARES E LUTEINICOS



















Xanxerê – SC
2013
ALINNE APARECIDA ZANCHET
ANDRÉIA CRISTINA ARALDI TOMÉ
JESIKA GIARETTON
MARCELA DINÁ PIAZZA



TRANSTORNOS OVARIANOS –CISTOS FOLICULARES E LUTEINICOS




Trabalho da disciplina de Fisiopatologia da Reprodução I, Curso de Medicina Veterinária, Área das Ciências da Terra, Universidade do Oeste de Santa Catarina Campus de Xanxerê.



Professor: Paulo Eduardo Bennemann










Xanxerê - SC
2013

SUMÁRIO









1. INTRODUÇÃO

O ovário é uma glândula do aparelho reprodutivo que temcomo função a produção de hormônios. Dois hormônios que são de fundamental importância para a evolução dos folículos e também na ovulação do mesmo, que são o FSH (hormônio folículo estimulante) e o LH (hormônio luteinizante). A falha desses hormônios agindo sob os ovários podem desencadear algumas patologias entre elas os cistos ovarianos.
A doença cística é um problema endócrino mais comum em gadoleiteiro, principalmente nas vacas de alta produção. Esses animais começam a apresentar falta de cio entre exibir o comportamento de ninfomania (monta excessiva). Essa doença cística é representada pelos cistos foliculares e cistos luteínicos.
Os cistos foliculares são caracterizados da persistência por um período maior do que 10 dias de uma estrutura folicular anovulatória, maior que 2,5 cm naausência de corpo lúteo e com interrupção da atividade ovariana cíclica normal. São estruturas arredondadas, lisas, de consistência moderadamente firme, que ressaltam na superfície do ovário e podem ser simples ou múltiplos, uni ou bilaterais. O diagnóstico dos cistos foliculares é baseado no histórico clínico e principalmente na alteração do comportamento sexual do animal.
Os cistos luteínicossão caracterizados pela ausência de ovulação de um folículo “pronto” para ovular, e ocorre a luteinização das células da Teca interna. É uma insuficiência do hormônio luteinizante. Sua origem é no folículo pré-ovulatório. São frequentes em bovinos leiteiros com alta produção, porém também pode ser encontrado em animais zebuínos e bubalinos. Tem alta frequência em fêmeas suínas, quando comparadoscom outras espécies. O prognóstico geralmente para os cistos luteínicos é bom, porque há grande possibilidade de recuperação espontânea plena destes distúrbios ovarianos.
Sendo assim nesse trabalho abordaremos com mais detalhes os fatores que causam esta doença cística, bem como seu diagnóstico e tratamento. E com isso podemos solucionar alguns casos que nos forem apresentados.




1. CISTOSOVARIANOS

O ovário é uma glândula do aparelho reprodutivo que tem como função a produção de hormônios. Existem dois hormônios que são de fundamental importância para a evolução dos folículos e também na ovulação do mesmo, que são o FSH (hormônio folículo estimulante) e o LH (hormônio luteinizante). Falhas na ação desses hormônios nas células alvo do ovário podem desencadear uma alteração esubsequente surgimento de patologias como cistos ovarianos, responsáveis de grandes perdas econômicas na pecuária, principalmente a de leite (BUENO et al., 2007 ).
Segundo VALE et all, (2005) esses cistos são formações circunscritas, de tamanhos variáveis, onde são repletas de líquidos de aspecto seroso.
A doença cística é um problema endócrino mais comum em gado leiteiro, particularmente nasvacas de maior produção. Embora algumas vacas afetadas possam exibir intenso comportamento de monta (ninfomania), a maioria deixa de exibir cio, permanecendo em anestro (DERIVAUX, 1980; HAFEZ 2004). Além disso, pode-se encontrar cistos ovarianos em outras espécies animais.
A seguir serão considerados os cistos que ocasionam condições patológicas bem definidas e determinadas: cistos foliculares e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciclo Ovariano
  • CISTO OVARIANO
  • transtorno
  • Nic ovariano
  • Ciclo ovariano
  • transtornos
  • Transtornos
  • Transtornos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!