Transtornos mentais e de comportamento decorrentes do uso de subbstâncias psicoativas

571 palavras 3 páginas
TRANSTORNOS MENTAIS E DE COMPORTAMENTO DECORRENTES DO USO DE SUBBSTÂNCIAS PSICOATIVAS
Consideram-se psicoativas as substancias que provocam um estado de alteração em nosso funcionamento mental, aumentando, diminuindo ou distorcendo sua atividade, e que causam dependência. O uso abusivo de substancia psicoativas envolve complicadas causas e consequência em nível físico, social e emocional e uma pessoa pode desenvolver um transtorno mental a partir deste uso.
Transtornos relacionados as substancias psicoativas
- álcool
- anfetamina
- cafeína
- cannabis
- cocaína
- alucínogenos
- inalantes - nicotina
- opióides
- fenciclidina
- sedativos hipinóticos ou ansiolíticos

Transtornos relacionados ao álcool o abuso e a dependência de álcool são, de longe, os transtornos mais comuns relacionados a substâncias. São chamados, habitualmente, de alcoolismo.
A intoxicação com álcool não é uma condição trivial, pois uma intoxicação extrema com álcool pode levar ao coma, depressão respiratória e morte, em razão de parada respiratória ou aspiração de vômito. Transtornos relacionados á cocaína
A cocaína é uma das substancias mais aditivas e comumente abusadas e uma das mais perigosas. Também chamada de “neve”, “coca”, “branquinha” também é abusada em suas formas mais potentes, base livre e crack. Os efeitos comportamentais da cocaína são sentidos imediatamente e tem uma duração relativamente curta.
O diagnóstico e características clinicas
Na pratica o abuso de cocaína podem ser suspeitados em pacientes que evidenciam alterações inexplicáveis em suas personalidades, irritabilidade, capacidade comprometida para concentrar-se comportamento compulsivo, insônia severa e perda de peso.
Transtornos relacionados a inalantes
Incluem as síndromes psiquiátricas resultantes do uso de solventes, colas, adesivos, propulsores de aerossóis, solventes de tintas e combustíveis.
O diagnósticos e

Relacionados