TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO

4216 palavras 17 páginas
UNIVERSIDADE SAGRADO CORAÇÃO

GIANI VIEIRA
JÉSSICA F. VERNI
LARISSA TERESINHA RUIZ CORREIA
MAYARA MORAES MENEZES
PAULA MARTINS

ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO AO ALUNO AUTISTA NA REDE PÚBLÍCA REGULAR DE ENSINO

BAURU
2014
GIANI VIEIRA
JÉSSICA F. VERNI
LARISSA TERESINHA RUIZ CORREIA
MAYARA MORAES MENEZES
PAULA MARTINS

ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO AO ALUNO AUTISTA NA REDE PÚBLÍCA REGULAR DE ENSINO

Plano de Estratégias de Intervenção apresentado à disciplina Diversidade e Práticas Inclusivas, como forma de avaliação parcial, sob orientação do Prof.º Dr. Rinaldo Correr.

BAURU
2014

1. INTRODUÇÃO

1.1 DEFINIÇÃO TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO:
Segundo publicação da décima revisão da Classificação Internacional de Doenças – CID 10 do ano de 1998, os Transtornos Globais do Desenvolvimento são classificados como:
Um grupo de alterações caracterizadas por alterações qualitativas da interação social e modalidades de comunicação, e por um repertório de interesses e atividades restrito e estereotipado. Essas anomalias qualitativas constituem uma característica global do funcionamento do indivíduo (CID -10, p.246).
Incluem-se nesse grupo além do Autismo: Síndrome de Rett; Transtorno ou Síndrome de Asperger; Transtorno Desintegrativo da Infância; Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação.
1.2 DEFINIÇÃO DO AUTISMO:
O autismo é uma palavra de origem grega (autós), que significa por si mesmo. O termo é usado pela psiquiatria para denominar comportamentos humanos que se centralizam em si mesmos, voltados para o próprio sujeito.

Segundo Teixeira (2006) o autismo é um transtorno invasivo do desenvolvimento caracterizado por prejuízos na interação social, atraso na aquisição da linguagem e comportamentos estereotipados e repetitivos. Esse autor aponta para o fato, de que os bebês com autismo apresentam grande déficit no

Relacionados