Transtornos Alimentares e Adolescência

Páginas: 10 (2477 palavras) Publicado: 17 de fevereiro de 2014
CAPS I – Transtornos Alimentares e Adolescência
CAPS I –Eating Disorders and Adolescence


Acadêmica do curso de Psicologia
Universidade Anhanguera Uniderp




Resumo: Os CAPS são serviços de apoio comunitários que oferecem auxílio e tratamento de pessoas com problemas mentais ou neurofisiológicos, severos ou persistentes, onde se visa o acompanhamento clínico e reinserção social destesindivíduos. O CAPS para Infância e Adolescência (CAPSi) é um serviço de atenção diária e especializa-se no acompanhamento e tratamento de crianças e adolescentes comprometidos psiquicamente, sendo este portadores de autismo, psicoses, neuroses graves ou seja, aqueles que, por sua condição psíquica, estão prejudicados em seus laços sociais. O artigo a seguir pretende explicar, a partir de umreferencial teórico, o conceito de Transtorno Alimentar e seus subtipos, bem como relacioná-los com a temática do adolescente, de modo a salientar as questões emergentes de saúde mental e física, que estão presentes no CAPSi.

Palavras chave: CAPS-I, Adolescentes, Psicologia, Acompanhamentos, Transtornos Alimentares.

Abstract: The CAPS is a community service support that provides treatment ofpeople with mental health problems, severe or persistent, which aims to become the clinical and social reintegration of these subjects. The CAPS for Childhood and Adolescence (CAPSi) is a service day care, specializes in the monitoring and treatment of children and adolescents committed psychically, which is suffering from autism, psychosis, severe neurosis, those who, by his psychic condition , areimpaired in their social ties.The following article aims to explain, from a theoretical framework, the concept of eating disorder and its subtypes, and relate them to the topic of teen, so as to highlight emerging issues of mental and physical health, which are present in CAPSi.

Keywords: CAPS-I, Teenagers, Psychology, Accompaniments, Eating Disorders.

1. Introdução

O módulo PINESC tempor finalidade, demonstrar aos acadêmicos o Sistema Único de Saúde (SUS), como é colocado em prática, dando a oportunidade aos mesmos de conhecer a importância da equipe multiprofissional, e como o psicólogo se encaixa nela.
Proporciona alem de uma aprendizagem prática, uma transparência da realidade tanto da eficácia do SUS, em todos os seus parâmetros, mas também da população que o recorre, nãosó das gratificações como das dificuldades e problemas sociais enfrentadas pelos brasileiros. Tornando-se assim estes os objetivos gerais e específicos do módulo, pois um complementa ao outro.
O módulo teve a duração de quatro meses, iniciando em Agosto e tendo término em Novembro no CAPS - I.
Esta unidade tem como objetivo reduzir as internações em hospitais psiquiátricos, e tem como maiorintenção tratar a saúde mental de forma adequada, oferecendo atendimento à população, realizando o acompanhamento clínico, e promovendo a reinserção social dos usuários, a fim de fortalecer os vínculos familiares e comunitários
Na observação e prática acadêmica deste semestre, fomos assistidas pelas preceptoras Elódia Maldonado e Leyisa Sena de Carvalho Cardoso, sendo a primeira responsável peloatendimento psicológico infantil, e a segunda responsável pelo atendimento e assistência à adolescentes.
Tal artigo científico tem por finalidade, a partir de uma fundamentação teórica, apresentar e desenvolver a temática de Transtornos Alimentares e sua relação direta com a adolescência.


2. Desenvolvimento

Em nossa sociedade contemporânea, a busca pelo corpo perfeito e os ideais de belezase tornaram objetos de obsessão por parte da maioria da população. É recorrente a procura por dietas radicais, clínicas de estética, academias e cirurgias, que proporcionem a satisfação com a própria imagem, fato este que é influenciado principalmente pela mídia e pelos grupos, que incentivam o pensamento de que o corpo sempre pode melhorar e quanto mais se investir em sua imagem, melhor....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transtornos alimentares
  • Transtornos alimentares
  • transtorno alimentar
  • Transtornos alimentares
  • transtornos alimentares
  • Transtorno Alimentar
  • Transtornos alimentares
  • Transtorno Alimentar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!