Transtornos alimentares: uma visão da análise do comportamento

Páginas: 6 (1398 palavras) Publicado: 30 de novembro de 2014
Transtornos alimentares: uma visão da análise do comportamento

As mídias, em geral, têm direcionado todos os seus “esforços”, especialmente para o público jovem, exatamente porque é nessa fase da vida que as pessoas costumam apresentar suas primeiras manifestações dos transtornos alimentares.
Os transtornos alimentares mais comuns na atualidade são a anorexia nervosa, a bulimia nervosa e aobesidade.
A obesidade não é classificada como um transtorno mental. Ela é considerada uma doença crônica, multifatorial, caracterizada pelo acúmulo excessivo de tecido adiposo no organismo. Segundo Ballone (2007),
A preocupação com as crianças é maior em virtude da repercussão negativa em sua autoestima.
De acordo com o DSM – IV (1997, apud, Silva, 2005), a anorexia e a bulimia nervosas sãocaracterizadas como uma perturbação no comportamento alimentar, com presença de diversas alterações psicológicas associadas, que, frequentemente, necessitam de intervenção psicológica e/ou psiquiátrica.
Segundo Ballone (2007), esses transtornos acometem, em sua grande maioria, pessoas do sexo feminino, principalmente adolescentes e adultas jovens, e essas representam mais de 90% de todos os casos deanorexia e bulimia.
Além dos comportamentos que estão relacionados às preocupações com a aparência, indivíduos diagnosticados com transtornos alimentares costumam apresentar outros transtornos psiquiátricos.
De acordo com o DSM –IV (1997), é comum a comorbidade com o transtorno depressivo maior, transtorno delirante, fobia social e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).
Yano e Meyer (2003),apud, Moriyama (2007) apontam que estes resultados insatisfatórios ocorrem porque os terapeutas substituem os sintomas, pois enfocam os diagnósticos psiquiátricos e apenas lidam com as respostas ou comportamentos-problema, sem a realização de uma análise funcional particular.
Moriyama (2007) aponta novas possibilidades no tratamento dos transtornos alimentares, sendo esses transtornoscompreendidos como classes de resposta que foram desenvolvidas pelo indivíduo a partir de suas interações com o contexto em que vive.
Estudos como o de Fester; Nuremberger; Levitt (1962, apud Heller e Kerbauy, 2000) fazem uma análise do comportamento alimentar. Segundo os autores, o comportamento alimentar pode ser aprendido, e os mesmos propõem a reeducação do paciente por meio de técnicas deautocontrole.
Essas técnicas referem-se a comportamentos específicos que diminuem a probabilidade de emissão do comportamento a ser controlado, que varia dependendo do transtorno alimentar do sujeito. Os desempenhos específicos referem-se à manipulação das condições que influenciam o comportamento indesejado.
Segundo Heller; Kerbauy (2000), esse programa é vantajoso porque, quando o autocontrole docomportamento alimentar já está instalado no sujeito, permite que o mesmo mantenha seu próprio comportamento sob controle, além de ser capaz de reiniciar os desempenhos aprendidos se forem novamente necessários.
Tentar especificar a relação entre os transtornos alimentares e o contexto nos quais esses são função, será o primeiro ponto a ser trabalhado pelo analista do comportamento.
Assim, oprofissional fará uma análise funcional do comportamento-problema, investigando os eventos antecedentes e consequentes a ele.
Além disso, é importante investigar as contingências passadas que instalaram os comportamentos que compõem o transtorno. Lembrando que é importante fazer essa análise em relação às contingências presentes, mas também investigar as contingências passadas que foram instaladorasdesses comportamentos que compõem o transtorno.
No caso de tratamento de anorexia e bulimia nervosas, a quase totalidade dos pacientes veem o tratamento como uma ameaça, pois imaginam que o objetivo do mesmo é engordá-los.
Segundo Silva (2005), o terapeuta não pode interpretar essa oposição, no sentindo de sentir que esta ameaça recai sobre o próprio terapeuta, pois ela é gerada pela forma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transtornos alimentares: uma visão fenomenológica existencial
  • Transtorno obsessivo compulsivo
  • Transtornos alimentares
  • Transtornos alimentares
  • transtorno alimentar
  • Transtornos alimentares
  • transtornos alimentares
  • Transtorno Alimentar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!