TRANSTORNO E DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE EM JOVENS COM IDADE ESCOLAR

Páginas: 11 (2621 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL – FACIMED
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
TRANSTORNO E DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE EM JOVENS COM IDADE ESCOLAR
CACOAL\RO
2013
CYNTIA SOARES BUENO
LEO CHRISTYAN ALVES DE LIMA
TRANSTORNO E DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE EM JOVENS COM IDADE ESCOLAR
Artigo apresentado à Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal, como parte integrantedos requisitos para a avaliação na disciplina de Metodologia Científica do Curso de Graduação em Enfermagem sob a orientação da Professora Especialista Ângela Antunes de Morais Lima.
Cacoal\RO
2013
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL – FACIMED
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
TRANSTORNO E DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE EM JOVENS COM IDADE ESCOLAR
Cyntia Soares Bueno
LeoChristyan Alves de Lima
Ângela Antunes de Morais Lima
RESUMO
BUENO, Cyntia Soares; LIMA, Leo Christyan Alves; TRANSTORNO E DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE EM CRIANÇAS COM IDADE ESCOLAR (TDAH). CACOAL/RO. Artigo Científico. FACIMED, 2013.
O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade é um dos agravos da saúde da criança e do adolescente que interferem no desenvolvimento psicomotor. Odiagnóstico do TDAH é clinico e baseia-se em critério estabelecido na classificação de Doença Mental Disorders, apresenta prevalência em torno de 5% das crianças em idade escolar. O TDAH repercute na vida da criança e do adolescente levando a prejuízos em múltiplas áreas, como na adaptação ao ambiente escolar, nas relações interpessoais e no desempenho escolar. No transtorno de déficit deatenção-hiperatividade, por se tratar de um quadro sindrômico, é importante estabelecer o diagnóstico etiológico quando possível, identificar os fatores agravantes ou desencadeantes para estabelecer um planejamento terapêutico mais adequado. O diagnóstico é feito por meio de 5 critérios estabelecidos pela American Psychiatric Association, concorrendo para isso a história, os exames físico e neurológico, emconjunto com avaliações obtidas na família e na escolar. O foco do tratamento deverá ser a melhora comportamental, e não a obtenção de melhores notas nas escolas. Os médicos têm a responsabilidade de informar aos pais sobre as possíveis consequências do não tratamento do TDAH como, baixa autoestima, insucesso social e acadêmico, aumento do risco de comportamento antissocial, dentre outras. É importantesalientar que a desatenção, a hiperatividade ou a impulsividade como sintomas isolados podem resultar de muitos problemas na vida de relação das crianças (com os pais e/ou com colegas e amigos), de sistemas educacionais inadequados, ou mesmo estarem associados a outros transtornos comumente encontrados na infância e adolescência.
Palavras-chave: Hiperatividade, Transtornos, déficit, Jovens.ABSTRACT
The disorder and attention deficit hyperactivity disorder is one of the hazards of child health and adolescent that interferes with psychomotor development. The ADHD diagnosis is clinical and is based on criteria established in the classification of Mental Illness Disorders, has a prevalence of around 5% of school-age children. ADHD affects the lives of children and adolescents causingimpairment in multiple areas, such as adaptation to the school environment, interpersonal relationships and school performance. Disorder in attention-deficit hyperactivity disorder, because it is a syndrome, is important to establish the etiologic diagnosis whenever possible, identify the triggering or aggravating factors to establish a more adequate treatment strategies. The diagnosis is made by 5criteria established by the American Psychiatric Association, contributing to this history, physical and neurological examinations, together with assessments obtained in family and school life. The focus of treatment should be to improve behavior, not optical better grades in school. Doctors have a responsibility to inform parents about the possible consequences of non-treatment of ADHD as low...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Programa escolar de manejo do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
  • O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
  • Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
  • Transtorno Déficit de Atenção/ Hiperatividade
  • Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
  • Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade
  • TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE
  • Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!