TRANSTORNO ESQUIZOFRENIFORME

710 palavras 3 páginas
TRANSTORNO ESQUIZOFRENIFORME (CID F20.8)

Como já explicado o transtorno esquizofreniforme é caracterizado pela presença dos sintomas típicos da esquizofrenia, porém por um período maior que um e menor que seis meses, não havendo prejuízo no funcionamento social ou ocupacional durante alguma parte da doença (embora possa ocorrer). Após este período, a pessoa acometida volta à suas condições mentais anteriores.
A presença de afetividade, confusão mental, perplexidade durante o auge do episódio esquizofrênico e a duração dos sintomas por um curto espaço de tempo podem predizer um bom prognóstico (isto é, um bom curso favorável da doença), já uma diminuição da afetividade e o embotamento afetivo (diminuição na habilidade de expressar-se emocionalmente), podem indicar um prognóstico ruim.
Alguns portadores podem ter sintomas mais semelhantes aos da esquizofrenia, e outros mais semelhantes aos transtornos de humor.
Após a manifestação dos sintomas, o paciente pode apresentar um período de depressão pós-surto, onde estão presentes os sintomas de um episódio depressivo maior (humor depressivo ou perda de interesse/prazer por atividades cotidianas).
É importante observar ideações suicidas (pensamento ou tentativas de suicídio) neste grupo de pessoas.
Mais ou menos metade daqueles diagnosticados com o transtorno esquizofreniforme são depois acometidos de esquizofrenia. Esse transtorno ocorre mais comumente naquelas pessoas que tem familiares com esquizofrenia ou transtorno afetivo bipolar (ou transtorno maníaco depressivo) e muitos, inclusive, depois de acometidos pelo transtorno esquizofreniforme, mantêm o diagnóstico de bipolaridade.
Os familiares de pacientes com transtorno esquizofreniforme têm maior propensão a terem transtorno de humor, se comparados a familiares de esquizofrênicos e bipolares.
A exata causa da doença é desconhecida.

Esquizofrenia e transtorno esquizofreniforme
Segundo a CID-10 os fatores que caracterizam o Transtorno Esquizofreniforme são

Relacionados